Meio ambiente: Farinha de ossos bovinos é melhor que adubos químicos.

Do Bom Dia Bauru 

 

Segundo Paulo Espíndola Trani, pesquisador do IAC (Instituto Agronômico de Campinas), os adubos orgânicos – classificação na qual se encaixa esta farinha – não têm alguns efeitos danosos dos fertilizantes químicos, como a salinização e a acidificação dos terrenos.

Trani vê também outro aspecto positivo: a liberação gradual e constante de vários nutrientes para os vegetais, como o nitrogênio. “Alguns fertilizantes químicos liberam as substâncias muito rapidamente. Assim, apenas parte delas é absorvida pela planta, enquanto outra se perde, levada pela chuva”, explica Trani.

E os benefícios, segundo o pesquisador, não param por aí. Esta farinha ajuda a manter e melhorar o equilíbrio de microorganismos úteis ao solo e possibilita o controle de diversos nematóides, através do aumento de fungos inimigos desse tipo de parasitos. “Trata-se de um controle biológico”, ressalta.

Apesar dos benefícios, alguns empecilhos fazem com que o produto não seja usado em larga escala no Brasil. O primeiro obstáculo é o custo, mais elevado por causa do transporte. Como as farinhas têm menor concentração de nutrientes do que os adubos químicos torna-se necessária a aplicação de um volume maior nas lavouras. Conseqüentemente, o frete encarece.

Outro motivo é a insuficiência do produto no mercado. A quantidade de fabricantes é muito pequena.  Nos frigoríficos, os ossos que sobram do processo de produção de carne bovina são vendidos para indústrias e também para o mercado de artesanato.

A farinha de ossos bovinos é o principal fertilizante orgânico fonte de fósforo, elemento absorvido pelas raízes das plantas e determinante para o aumento da produtividade das culturas. A concentração da substância no produto está em torno de 27%.

About these ads

19 comentários sobre “Meio ambiente: Farinha de ossos bovinos é melhor que adubos químicos.

  1. queriA SABER COMO POSSO USAR A FARINHA DE OSSO NAS MINHAS PLANTAS:TRIALIS ,EXORIA,PALMEIRA E LEIA RUBRA?

  2. MUITO INTERESSANTE E OPORTUNA ESSA MATÉRIA.
    GOSTARIA DE SABER MAIS DAS VANTAGENS NA APLICAÇÃO DE FARINHA DE OSSO EM SOLOS COM ALTA PRESSÃO DE NEMATÓIDES.
    QUAIS SUAS POSSÍVEIS “BLENDS” COM OUTROS NUTRIENTES ORGÂNICOS E/OU MINERAIS?
    OBRIGADO!!!
    FREITAS.

  3. gostaria de saber quais os beneficios e utilizar afarinho de osso na produão de uva niagara, que adubo seria ideal para complementação pois as terras aqui são aarenosas ou sseria melhor o uso de torta de mamona, fico na espera obrigado

  4. ola eu gostari de saber se posso usar a farinha de osso tambem no plantio do milho? porque trabalho com milho verde! tambem trabalho com hortaliças si possivel posso usar em toda horta ou a restriçoes em algumas plantas! podem por favor me retornar? obrigada: geralda cardoso

  5. Gostaria de saber quais principais produtora deste tipo de fertilizantes em MG no triangulo mineiro, como é feito o processo da matéria prima granometria. Deste já agradeço Obrigado…

  6. A farinha de osso é de grande ajuda em qualquer produção, no caso da pimenta, ajuda num aumento de produção super satisfatório, sendo que o normal de cada pé de pimenta produzir 3 kg seu npivel de produção dobra quando utilizada a farinha de osso, chegando a produzir cada pé até 6kg.

    1. Milla,

      Desculpa a imensa demora, mas é que passei uma temporada fora. Quanto ao seu pedido, pode conferir, já está feito. E por conta da simpatia do seu pedido, também coloquei o link para o seu blog pessoal.

      Desejo muito a sucesso para você aí em Berlim,

      Xico Lopes

  7. Bom dia, de importância tremenda a divulgação do texto sobre farinha de osso.
    Posso afirmar com certeza na prática a viablidade da tal, pois todos os dias queimo muitos ossos colhidos dos mercados aqui em Lontras, após esfriar levo as roças, principalmente para roça de aipim e cana. O resultado é fantástico.
    Uma pergunta, posso aplicar diariamente uma pequena quantidade desta farinha na alimentação do gado, adicionando ao trato/
    valeu pela oportunidade.
    Tenha um feliz dia.

  8. Ecologia significa também o manejo sustentável da terra com o objetivo de exploração econômica. A matéria apresenta a farinha de ossos como alternativa ao uso de fertilizantes químicos, embora, não seja ainda economicamente compensadora a substituição, em razão dos custos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s