590/ As propriedades e qualidades da sardinha

Do Peso&Medida.pt

sardinhaassada

A sardinha é um peixe que pertence à família Clupeidae e tem um nome científico Sardina pilchardus. Geralmente de pequenas dimensões (10-15cm de comprimento), caracteriza-se por possuir apenas uma barbatana dorsal sem espinhos. Boca sem dentes e de maxilar curto, com as escamas ventrais em forma de escudo.

É um peixe pelágico (nada livremente na coluna de água) e forma frequentemente grandes cardumes. Na sua composição apresenta um importante lipídio: Ômega-3 característico das propriedades funcionais deste alimento.

Prós e Contras

Tem sido comprovado em estudos atuais que o consumo de alimentos como a sardinha previne alguns tipos de doenças cardiovasculares, por conter uma elevada quantidade de ácidos graxos essenciais do tipo ômega 3 (gordura poli-insaturada) na sua composição nutricional. Salienta-se que o teor lipídico da sardinha varia ao longo do ano.

O efeito benéfico no que se refere às doenças cardiovasculares proporcionado pelo consumo deste alimento advêm da:

Diminuição dos triglicerídeos e colesterol total no sangue;
Diminuição do colesterol LDL e aumento do colesterol HDL;
Redução da pressão arterial de indivíduos com hipertensão leve;
Alteração da estrutura da membrana das células sanguíneas, tornando o sangue mais fluído.

A sardinha apresenta ainda uma excelente fonte de proteínas completas e de alto valor biológico, ferro, fósforo, magnésio, vitaminas A, B, D, E e K.

Uma vantagem para o consumo deste alimento é o seu preço, sendo um alimento de elevada qualidade nutricional e com baixo custo. Contudo, não é o único alimento com as propriedades benéficas descritas anteriormente, pelo que o seu consumo deve ser intervalado devendo a alimentação ser diversificada e composta por sardinha e outros alimentos com equivalência nutricional, nomeadamente o salmão, a cavala, o arenque, a savelha, entre outros.

Deve ter-se também atenção a forma de preparar e confeccionar este alimento. A sardinha frita ou confeccionada no microondas compromete a estrutura dos ácidos graxos e as suas propriedades benéficas devido à temperatura atingida e reações químicas ocorridas, pelo que se deve dar preferência à sardinha assada ou cozida.

As conservas de sardinha, por outro lado, preparadas em óleo ou azeite, em tomate ou molho de escabeche, são geralmente de boa qualidade, embora muito mais calóricas: o seu valor, por cada 100 gramas, é de cerca de 250 kcal, no caso das conservas em azeite ou óleo; 180 kcal, nas conservas de tomate.

Lado a lado com…

A sardinha apresenta características semelhantes a outros peixes do mesmo tipo: cavala, arenque, atum, salmão, entre outros, no que diz respeito à sua funcionalidade proveniente da composição em ômega 3. Quando confrontada com a composição lipídica da carne, deve ser dada preferência ao consumo de peixe uma vez que a carne apresenta um teor superior de gordura saturada. Relativamente à composição proteica de elevado valor biológico a sardinha assemelha-se aos outros peixes, à carne ou aos ovos, sendo que:
100g peixe aprox.= 100g carne aprox.= 2 ovos aprox.= 20g proteína.

Com peso e medida

Para controlar o peso, a alimentação deve ser equilibrada e diversificada, sendo que a sardinha deve fazer parte integrante da mesma. Complementarmente, a qualidade nutricional dos lipídios que compõem a sardinha é fundamental para prevenir algumas das complicações que podem surgir derivadas do excesso de peso. No geral, fontes de proteína de origem marinha são mais magras e por isso menos calóricas que fontes de proteína provenientes de mamíferos terrestres.

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5 comentários sobre “590/ As propriedades e qualidades da sardinha

  1. Gosto muito de sardinha, ótima matéria. simples, porém, elucidativa. Por oportuno, solicito a quem puder me responder qual a quantidade ideal de consumo tendo em vista que todo exagero, ao invés de benéfico, se torna prejudicial. Grato

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