Linux (2)

De Bruno Sayeg Garatonni/LINK

Confira dicas para baixar e instalar sem encrencas:

O Ubuntu é totalmente grátis, ou seja, você pode baixar e instalar quantas cópias quiser, em casa e na empresa – pode até distribuir cópias aos seus amigos. E ele pode coexistir com o Windows no computador. É simples. Primeiro, você entra em www.ubuntu.com e baixa o programa, que tem mais ou menos 700 megabytes. Agora, é preciso gravá-lo num CD. Atenção: use a opção ISO, ou “imagem”, do seu programa de gravação.

Com o CD pronto, basta reiniciar o computador. Se nada acontecer, pode ser necessário fazer um ajuste – configurar o computador para que ele dê “boot” pelo CD. Para fazer isso, é preciso acessar o BIOS (programa que coordena a inicialização do computador). Não se assuste, pois é extremamente fácil. Ao ligar o micro, mantenha pressionada a tecla Delete, Esc ou F2 para entrar no BIOS (a opção exata varia conforme a marca do seu computador).

Aí, na configuração do BIOS, procure o item Boot. E selecione, como primeira opção de boot, o drive de CD. Agora é só reiniciar e a máquina entrará no modo Ubuntu Live CD – em que o sistema operacional roda direto do CD, sem fazer nenhuma alteração no micro. Se você gostar do Ubuntu e resolver instalá-lo no disco rígido do computador, fique ligado num detalhe. O Ubuntu vai reparticionar o disco rígido, ou seja, pegar para si uma parte do espaço dedicado ao Windows.

Você pode escolher quanto espaço cada sistema terá: 5 ou 10 gigabytes dão e sobram para o Ubuntu. O reparticionamento é seguro. Mas, para evitar surpresas, é sempre bom ter um backup dos seus arquivos mais importantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s