Novo Linux dá um show de beleza

De Bruno Sayeg Garatonni/LINK

REPRODUÇÃO

CUBO MÁGICO – Efeito especial que permite girar a área de trabalho

Ubuntu 7 vem com interface gráfica renovada, em quatro dimensões, e traz efeitos especiais de encher os olhos

O Windows Vista não traz grandes novidades em relação ao XP, seu grande argumento de vendas está no visual – a interface gráfica Aero, mais bonitinha. Então os criadores do Ubuntu Linux 7, que acaba de ser liberado para download, resolveram bater nessa mesma tecla. E como: o Ubuntu 7 traz um visual arrasador, que deixa o Windows, e mesmo o Mac OS, comendo poeira.

É um verdadeiro show de animações e efeitos especiais. Água, fogo, relâmpagos e, para completar, uma interface gráfica em quatro dimensões: se quiser, você pode distribuir as janelas num cubo, que quadruplica o espaço na área de trabalho. Não entendeu direito? Veja com seus próprios olhos, em tinyurl.com/njs7g, tinyurl.com/2kv2eb e tinyurl.com/3y2duv um pouco do novo visual. Ele é arrebatador. E, ao contrário do Vista, cuja interface Aero requer um computador possante, com placa de vídeo de 128 MB, o Ubuntu 7 não é nada exigente: seus efeitos visuais também funcionam com placa de vídeo onboard, embutida na placa-mãe. Até a fraquíssima Intel 915, supercomum nos PCs brasileiros (que não agüenta a interface Aero), dá e sobra para o Ubuntu.

Esses efeitos especiais já existem há algum tempo no mundo Linux. Mas, antes do Ubuntu 7, sua instalação era muito complicada. Com o Ubuntu, bastam poucos cliques para ativar os efeitos especiais. A instalação do Ubuntu é simples e segura, ou seja, não afeta o Windows que você já tem. E o sistema tem um recurso genial: o Live CD.

Funciona assim. Você insere o CD do Ubuntu e reinicia o seu computador. Aí, o novo sistema operacional roda diretamente do CD. Dá para experimentar todos os recursos e programas do Ubuntu, inclusive os efeitos gráficos, sem instalar nada no computador. Dá até para testar os seus periféricos (impressora, scanner, etc) para ver se são compatíveis.

O único porém é que, no modo Live CD, o sistema fica um pouco lento. Mas aí, se você gostar do Ubuntu e resolver instalar, basta um clique. Está tudo em português, a instalação é muito rápida – nos testes do Link, levou 21 minutos – e, enquanto ela está rolando, você pode usar o PC normalmente (navegar, bater papo, etc).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s