Sua webcam funciona no Linux? Agradeça a este cara

Do Meio Bit

Michael Xhaard é médico, tem 60 anos e em 2003 comprou duas webcams para as filhas, mas estas não tinham suporte para Linux. Ele correu atrás, descobriu chipsets, fabricantes, e escreveu um driver para elas. Depois viu que outras câmeras poderiam ser suportadas, com poucas modificações. Foi colhendo dados, recebendo câmeras para testes, e hoje sua suíte de drivers suporta mais de 253 modelos diferentes de webcams.

Ele não recebe um centavo por isso, nem das IBMs, Novells e Canonicals da vida, que lucram com seu trabalho. Também não tem nenhum apoio dos fabricantes das câmeras, que em geral regulam informação, dificultando seu trabalho.

Isso, aliás, levanta uma questão interessante: Notaram que nenhuma distro tem uma equipe especializada em drivers? Todas reclamam da falta de suporte a dispositivos, mas nenhuma faz o que Michael fez: Senta a bunda na frente do micro e programa sua solução. Pombas, essa é a principal vantagem do open source, e ele a usou, ao invés de ficar reclamando. Ele, inclusive, sequer pede doações no site. Só de webcams, se você quiser que ele crie um driver para ela.

Para uma lista completa das câmeras suportadas, downloads, etc, visite este link

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s