WWF cita Brasil como exemplo de uso de energias renováveis

Do Estadao

Depois de diplomatas e observadores terem destacado o papel do etanol de cana-de-açúcar como uma das medidas de mitigação do aquecimento global discutidas pelo Painel Intergovernamental de Alterações Climáticas (IPCC), em Bangcoc, ontem foi a vez de a ONG WWF, uma das mais ativas na defesa ambiental, usar o Brasil como exemplo. Em um relatório marcado pelo otimismo e pela militância, intitulado “Parar o Aquecimento Global É Possível!”, os ambientalistas recomendam a alternativa brasileira, que pode “economizar US$ 15 bilhões, criar milhões de empregos e ajudar o clima”.

O documento de 22 páginas foi divulgado na véspera da conferência de imprensa do IPCC. O Brasil aparece entre os bons exemplos de uso de energias renováveis e leis de redução das emissões de CO2, encontrados também na Tailândia, Filipinas, Reino Unido, Austrália e União Européia. “O Brasil tem enorme eficiência energética e potencial de exploração de energias renováveis”, diz o texto, endossado pela coordenadora do programa de Clima e Energia da WWF Brasil, Karen Suassuna.

Segundo a ONG, o País vem descobrindo meios de cortar o desperdício de energia, promovendo inovação tecnológica e uso de energias renováveis. O IPCC vai sugerir que os governos dêem ênfase à expansão do consumo de etanol até 2020, em especial o proveniente da cana, cujo impacto ambiental é inferior ao do produzido a partir do milho. O domínio da tecnologia de extração do álcool da cana é brasileiro, enquanto a exploração do potencial energético do cereal é prática nos Estados Unidos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s