Dietoterapia Ayurveda: caminho para a boa saúde qualidade de vida

Do Jornal Mercado Paulista

Paulo F.

O terapeuta Ayurveda Goura Hari Dasa no Mercadão da Cantareira, onde há produtos indicados à dietoterapia indiana, como frutas secas, sementes, especiarias e muitos outros alimentos

A milenar sabedoria da medicina Ayurveda, praticada na Índia há mais de 5 mil anos, ensina que os seres humanos são dotados de três biótipos básicos -os chamados doshas – que devem regrar nossos hábitos alimentares. Essas três categorias são regidas pelos cinco elementos básicos que compõem o universo, sendo elas vata (ar e éter), pitta (fogo e água) e kapha (terra e água).

De acordo com os tratados desta medicina, um excesso ou deficiência de uma das três características indica desequilíbrio no dosha, o que pode gerar alterações patológicas no corpo físico.

O terapeuta Ayurveda Goura Hari Dasa, 44 anos, informa que o sistema digestivo tem de estar fundamentalmente equilibrado, mesmo antes de qualquer tratamento: -“Se a estrutura biológica é construída a partir do que se come, o primeiro passo é equilibrar o agni (poder ou “fogo” digestivo). Assim, os sintomas patológicos são reduzidos”, explica o terapeuta pós-graduado em panchakarma – as cinco (pancha) formas de ação (karma) dos tratamentos avançados da medicina hindu.

A tradição da “ciência da vida” (significado da palavra Ayurveda em sânscrito) afirma que a seleção dos alimentos favoráveis à constituição do ser humano varia de acordo com alguns aspectos a serem considerados, tais como características naturais, modo de preparo e quantidade ingerida, além da própria natureza biológica da pessoa (vata, pitta e kapha).

Os ensinamentos do Ayurveda confirmam o ditado “somos aquilo que comemos” e vão além: “Na verdade, somos o que nosso organismo consegue digerir, pois as pessoas comem alimentos que, muitas vezes, o sistema digestório não consegue metabolizar”, esclarece.

Segundo Dasa, não há uma dieta básica que abranja todos os doshas. “A dietoterapia é individual, pois vata tem o corpo leve, ossos mais frágeis, tem características mais voláteis. Pitta tende a sentir bastante calor, tem a pele oleosa; enquanto kapha tem a constituição mais densa, tem mais peso”, exemplifica. “Esses são apenas alguns aspectos a serem analisados”, destaca.

Os seis sabores

Os sabores doce, salgado e azedo (que constroem o corpo) e picante, amargo e adstringente (que limpam o corpo) devem estar associados à dietoterapia Ayurveda, já que os mesmos também estão relacionados aos cinco elementos. “Doce é água + terra; azedo é terra + fogo; salgado é fogo + água. Amargo é ar + éter; adstringente é terra + ar; e picante é fogo + ar”, informa Dasa.

Doce, ácido e salgado são sabores que diminuem vata e aumentam kapha. Picante, amargo e adstringente diminuem kapha e aumenta vata. Ácido, salgado e picante aumentam pitta. Doce, amargo e adstringente diminuem pitta.

Segundo Dasa, as pessoas que têm a tendência de exacerbar kapha vão gerar bloqueios intestinais, de ciculação e emocionais. “Alimentos doces e carboidratos simples em geral elevam kapha. O organismo vai tentar digerir o excesso de carboidratos sem a devida compensação dos minerais e algumas vitaminas importantes. Isso não ocorre se a pessoa consome algum carboidrato composto (integral)”, explica.

:: SERVIÇO
Goura Hari Dasa

Terapeuta Ayurveda
(11) 3334-0337
9411-1353

gouraharidasa@hotmail.com

PITTA
ALIMENTOS QUE DEVEM SER PRIORIZADOS

Uva / HortelãFRUTAS:
framboesa, manga, ameixa, pera, caqui, melão, uva, figo, maçã, romã, laranja lima, limão

VEGETAIS:
batata, salsa, abóbora, brócolis, couve de bruxelas, cogumelos, aspargos, alface, ervilhas, pepino, quiabo, couve-flor, brotos e aipo.

CEREAIS E FEIJÕES:
arroz integral, painço, aveia, granola, trigo integral, feijão, soja, tofu (queijo de soja )

OLEAGINOSAS E SEMENTES:
côco, girassol
ÓLEOS:
girassol, soja, côco, manteiga, ghee (manteiga clarificada)

LATICINIOS:
queijo (sem sal), cottage, leite desnatado, requeijão

ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL:
frango, peru

ADOÇANTES:
açúcar mascavo, frutose, mel, rapadura e stévia

CONDIMENTOS:
cominho, cardamomo, açafrão, hortelã e erva doce + temperos na forma de folhas secas (salsinha, coentro, manjericão, orégano, cebolinha… )

ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS OU REDUZIDOS
FRUTAS:
laranja, banana, pêssego, morango, mamão, grapefruit, maracujá, kiwi

VEGETAIS:
cebola, cenoura, beterraba, espinafre, batata doce, berinjela, rabanete, nabo, agrião, algas, tomate, pimenta

CEREAIS E FEIJÕES:
milho, centeio, trigo sarraceno, lentilhas, ervilhas

OLEAGINOSAS E SEMENTES:
gergelim, castanha, amendoim, amêndoas, nozes, avelã.

ÓLEOS:
azeite de oliva, óleo de milho, margarina, óleo de gergelim e de amendoim

LATICINIOS:
iogurte, sorvete, coalhada

ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL:
carne de vaca, peixe e frutos do mar

ADOÇANTES:
açúcar branco, melado

CONDIMENTOS:
canela, noz moscada, gengibre, cravo, assa fétida, feno grego, pimenta, alho, mostarda, raiz forte.

VATA

ALIMENTOS QUE DEVEM SER PRIORIZADOS

Queijo / Azeite

FRUTAS:
laranja, banana, pera, pêssego, ameixa, limão morango, abacaxi, manga, figo, mamão, abacate.

VEGETAIS:
batata, tomate, berinjela, ervilha, batata doce, cenoura, cebola cozida, abóbora, alcachofra, agrião, rabanete.

CEREAIS & FEIJÕES:
aveia, arroz integral, trigo integral, tofu (queijo de soja ).

SEMENTES e OLEAGINOSAS:
côco, semente de girassol, semente de abóbora, semente de gergelim, castanha, avelã, amêndoa, nozes.

LATICíNIOS:
queijo, leite desnatado, yogurt, manteiga, ghee (manteiga clarificada)

DE ORIGEM ANIMAL:
frango, peru, peixes, frutos do mar

ÓLEOS:
óleo de coco, óleo de mostarda, azeite de oliva, ghee (manteiga clarificada), óleo de gergelim

ADOÇANTES:
frutose, mel, melado, açúcar mascavo, rapadura

CONDIMENTOS:
hortelã, pimenta do reino (moderadamente), gengibre, coentro, cominho, cravo, canela, feno grego, alho, cardamomo, assafétida, erva doce, noz moscada e mostarda.

ALIMENTOS QUE DEVEM SER REDUZIDOS OU EVITADOS

FRUTAS:
maçã, melão e frutas secas

VEGETAIS:
couve-flor, pepino, aspargo, espinafre, aipo, cogumelo, alface, brócolis, brotos

CEREIAIS & FEIJÕES:
milho, trigo sarraceno, painço, granola, feijões, lentilha, ervilha

SEMENTES & OLEAGINOSAS:
nenhuma
LATICíNIOS:
nata

ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL:
carne de vaca, porco

ÓLEOS:
óleo de milho, óleo de soja, margarina

ADOÇANTES:
açúcar branco

CONDIMENTOS:
Nenhum

KAPHA

ALIMENTOS PARA SEREM PRIORIZADOS

Romã / CogumelosFRUTAS:
maçã, pêra, caqui, romã, melão e frutas secas

VEGETAIS:
batata, salsa, espinafre, couve-flor, cenoura, cogumelo, beterraba, aspargos, alface, nabo, agrião, brotos, brócolis, aipo, repolho

CEREAIS E FEIJÕES:
Milho, centeio, trigo sarraceno, tofu, feijões, ervilhas, lentilhas.

OLEAGINOSAS E SEMENTES:
semente de girassol, semente de abóbora

ÓLEOS:
óleo de mostarda, óleo de milho, óleo de girassol

LATICINIOS:
leite de soja

ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL:
frango, peru, peixes de água doce (truta, surubim, pintado, tucunaré…)

ADOÇANTES:
mel (moderadamente)

CONDIMENTOS:
noz moscada, hortelã, erva doce, canela, coentro, cominho, assa fétida, feno grego, gengibre, pimenta do reino, mostarda, raiz forte, alho, açafrão, cravo, cardamomo.

ALIMENTOS A SEREM EVITADOS OU REDUZIDOS

FRUTAS:
banana, figo, manga, morango, abacaxi, limão, melancia, maracujá, kiwi, abacate

VEGETAIS:
tomate, beringela, abóbora, quiabo, algas, pepino, batata doce

CEREAIS E FEIJÕES:
arroz, aveia, trigo

OLEAGINOSAS E SEMENTES:
gergelim, côco, amêndoas, nozes, amendoim, avelã

ÓLEOS:
óleo de soja, ghee (manteiga clarificada), óleo de gergelim, azeite de oliva

LATICÍNIOS:
ghee, iogurte, leite de vaca, queijo, sorvete e manteiga.

ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL:
peixes de água salgada, ovos, porco, carne de vaca

ADOÇANTES:
açúcar, melado e frutose

CONDIMENTOS:
Nenhum

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8 comentários sobre “Dietoterapia Ayurveda: caminho para a boa saúde qualidade de vida

  1. Olá Sr. Goura!
    Sou nutricionista e estou interessada em estudar AYURVEDA, mas justamente na pratica alimentar/ dietoterapia (exatamente o tema desta reportagem acima).
    Quais cursos o Sr indicaria em São Paulo?
    E fora do Brasil? Qual o melhor lugar? Gostaria de estudar fora no ano que vem, poderia ser até na ïndia mesmo, lá seria o melhor lugar? Existem cursos em Inglês?
    Se puder me indicar sites e contatos para pesquisar sobre os cursos, agradeço.
    Obrigada.

  2. Olá Sr. GOura Hari.

    Estou estudando Ayurveda e finalizei o certificado IV este ano e irei iniciar o módulo avaçnado. O curso é ministrado na Australia, onde o mestre possui experiência há mais de 30 anos.

    Minha curiosidade seria sobre a almofada e dhara para Shirodhara.
    Neste feriado participei de curso Massagem Ayurvédica com o grupo Naradeva e Erci, e conversando com meus colegas que já utilizam essa tecnologia, me ligaram até o Sr.

    Com o custo alto de uma mesa adequada ao shirodhara, essa i´deia gerou muito interesse por parte de todos.

    No meu caso, gostaria de comprá-la para levá-la comigo à Australia.

    Por favor, poderia passar os custos e como devo depositar. Estarei em Porto Alegre até o final do mês de junho.

    Desde já agradeço.

    Giovana

    51 32351841

  3. Para: terapeuta Ayurveda Goura Hari Dasa.

    Obrigada pelo seu maravilhoso e esclarecedor trabalho. Voce é muito especial, bem harmonizado e abençoado. Parabéns mesmo! Vou seguir seus conselhos.

    Felicidades!

  4. muito bom, ams gostaria de saber como e onde dquiri os produtos ayrvédicos no brasil, de preferencia pela internete, pois moro na amazonia e desconheço que venda nessa região.

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