Não faça spam, faça E-Mail Marketing

Por Fábio Pelegrini para o Diário do Comércio/SP

O Virid é uma ferramenta para e-mail marketing que inicialmente frustra os compradores: não está muito focada em quantidade.

A tecnologia tem promovido a comunicação entre as pessoas, beneficiando e estreitando o relacionamento entre empresas e clientes. É o caso da correspondência eletrônica, que tem tomado o lugar da comunicação convencional. As antigas malas diretas hoje são enviadas por e-mail — o chamado e-mail marketing. Mas até a que ponto é saudável para a empresa e a marca o envio dessas mensagens?

Recentemente, a Associação Brasileira de e-Business consolidou uma pesquisa na qual aponta o “Panorama do Cenário do Uso do Canal Web com Foco no Maketing e Comunicação nas Empresas Brasileiras” e contou com a participação de 42 empresas de médio e grande porte, como Philips, Pirelli, Roche, Rhodia, Eletropaulo, Ford, Unilever, Telefônica, Fleury, Schering , GE Eletronics e outras.

Os números indicam que a grande maioria (80%), considera imprescindível a utilização da Internet como canal de relacionamento. E o e-mail marketing foi apontado como o recurso mais utilizado por 83% das companhias. A grande tendência está no conteúdo para dispositivos móveis (76% pretendem usá-lo), seguido pelo chat on-line (59%).

O envio de mensagens eletrônicas é muito eficaz, mas é preciso tomar alguns cuidados para que sua mensagem não seja encarada como spam. Vale lembrar que a grande diferença entre e-mail marketing e spam: o spam é uma mensagem não autorizada e enviada em massa, sem filtro de perfil do usuário.

No e-mail marketing, o usuário precisa ter aceitado receber as informações (chamado opt-in). Não basta ter no rodapé uma observação dizendo que não se trata de spam. É spam do mesmo jeito.

“O e-mail marketing é excelente ferramenta que pode substituir a mala direta. O que não pode haver são a invasão e o desrespeito à privacidade. É importante ter um diferencial e tomar cuidado com a insistência, que pode causar rejeição”, explica Selma Felerico, professora de pós-graduação em Comunicação Integrada da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Segundo Walter Sabini Júnior, CEO da Virid, empresa especializada em marketing digital, é preciso ter uma ferramenta eficiente de envio e inteligência artificial. Saber usá-la é que faz a diferença.

“Antes de utilizar nosso produto todos os clientes passam por uma higienização mental. Mostramos que temos uma ferramenta poderosa, mas que é preciso utilizá-la de forma inteligente. Não focar muito em quantidade, mas qualidade de base. Além disso, é necessário uma criação bem feita, base de dados trabalhada, conhecimento da idéia da campanha, e fazer a entrega eficiente da mensagem”, diz ele.

Para a professora da ESPM, essa tecnologia traz outra forma de abordagem, na qual é preciso haver maior interatividade. “Dependendo da situação pode ter um retorno significativo, mas é preciso que exista um canal que traga algum serviço e personalização”, lembra Selma.

Para Narciso Souza Filho, diretor da Unidade CMA Comunicação, também especializada, as empresas passaram a reconhecer a necessidade de utilizar uma ferramenta profissional como meio de transmissão de e-mail marketing, abandonando de vez o envio doméstico, com recursos não apropriados e caseiros, que não medem o retorno e não trabalham a base de dados.

“Uma boa ferramenta, além de necessariamente manter interface amigável para operação, precisa ter capacidade de tratar grandes volumes de transmissões; oferecer relatórios estatísticos e segmentados, para permitir a mensuração precisa e qualificada do retorno esperado, tendo como pré-requisito a importância de avaliar e medir os resultados e retornos alcançados em cada campanha”, explica o diretor da CMA.

Diz Walter Sabini Júnior, da Virid, que o marketing digital tem retorno certo e melhor resultado sobre as mídias tradicionais. E é mais barato — há planos a partir de R$ 225,00.

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