08 de maio, 1945

  

Há 62 anos, terminava na Europa, a Segunda Guerra Mundial.

Milhões de feridos e mortos, militares e principalmente civis, vítimas inocentes que foram da insanidade de poucos, da subserviência de muitos. Seis anos de terror, que ainda ensombrecem a nossa visão, oprimem o coração. Mas felizmente passou, ou será que não?

Depois disso, vivemos o medo da guerra fria, com uma possível hecatombe nuclear, guerras localizadas em vários pontos do planeta, movimentos de guerrilha, atentados terroristas (culminando com o 11 de setembro), limpeza étnica nos Balcãs, a sempre recorrente questão judaico-palestina, governos totalitários, etc… Poderia desfiar durante o dia inteiro vários acontecimentos que turbaram e continuam a fazer da Paz um objetivo ainda distante.

Por que é tão difícil para nós a convivência pacífica, harmônica, construtiva, colaborativa? Nossos problemas são comuns a toda a nossa espécie e pior, afetam as demais. Precisamos seguir um novo rumo. A nossa existência depende disto, pois sabemos que o planeta dá sinais de esgotamento. Cabe a nós, enquanto ainda temos tempo, mudar o curso da história.

Já perdemos muitas oportunidades para recomeçar…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s