Intel vai atualizar hardware Centrino para laptops

Por Scott Hillis

SAN FRANCISCO (Reuters) – A Intel vai lançar novo hardware para laptops que espera, servirá para manter sua posição no topo do segmento de mais rápido crescimento no mercado de computadores pessoais.

O novo produto da Intel não é um processador, mas uma plataforma –um pacote completo de componentes que inclui o processador principal bem como chips secundários que acrescentam recursos como a capacidade de conexão com uma rede sem fios.

As plataformas raramente atraem atenção fora dos círculos técnicos, mas a Intel está gerando interesse mais amplo, dessa vez, porque seus novos produtos são os primeiros a usar chips de memória flash, o que deve se traduzir em desempenho mais rápido e vida mais longa da bateria.

“Santa Rosa” é o codinome adotado pela empresa para a mais recente atualização da plataforma Centrino, marca adotada pela Intel para os chips de grande sucesso que ajudaram a popularizar a tecnologia de conexão sem fio Wi-Fi, hoje um padrão no setor.

“A Intel fez muita coisa para economizar energia, em diversos componentes, e a mensagem geral do Santa Rosa é mais recursos, mais desempenho e pouco ou nenhum impacto na duração da bateria”, disse Nathan Brockwood, diretor da consultoria Insight 64.

A Intel, que detém cerca de 80 por cento do mercado mundial de computadores pessoais, vem dominando o segmento de laptops de maneira ainda mais firme, e atualiza o Centrino cerca de uma vez por ano, para manter a vantagem diante da concorrente Advanced Micro Devices.

Os laptops são o segmento mais quente no mercado de computadores. No ano passado, as vendas mundiais de computadores pessoais subiram em apenas sete por cento, mas os laptops registraram 26 por cento de alta, ante apenas dois por cento para as máquinas de mesa, de acordo com o grupo de pesquisa de mercado IDC.

O novo hardware melhorará o desempenho e a duração da bateria, armazenando parte dos dados em chips de memória flash, semelhantes aos usados em câmeras e players digitais de mídia. O acesso a chips de memória flash é mais rápido que o acesso a um disco rígido e consome menos energia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s