ONU: cidades no centro do problema das alterações climáticas

AFP

201606_bicla.jpg

A ONU defende critérios mais exigentes de eficiência energética para os transportes

A urbanização é um problema inseparável das alterações climáticas, sendo que as grandes cidades são tanto geradoras como vítimas potenciais deste fenômeno global, afirmou hoje em Nova Iorque a responsável pelo Programa Habitat da ONU, com sede em Nairobi.

“As cidades fazem parte do problema mas também da solução”, disse Anna Tibaijuka, secretária-geral adjunta das Nações Unidas e diretora do Programa Habitat da ONU, perante os delegados de uma reunião da comissão da ONU sobre desenvolvimento sustentável.

Com mais de 50 por cento da humanidade a viver nas cidades, porcentagem que deverá ultrapassar os 75 por cento até 2030, “é urgente que a comunidade internacional se interesse pela questão do desenvolvimento urbano sustentável”, acrescentou.

“Numa fase em que o sobre-aquecimento ameaça alterar a imagem do planeta, as super-cidades, muitas delas perto do mar, arriscam-se a ser umas vítimas mortais, em especial os subúrbios mais pobres”, continuou Tibaijuka. Entre estas cidades, a responsável citou Bombaim, Lagos, Cairo, Nova Iorque e Shangai como as mais ameaçadas pela subida dos oceanos.

Segundo o Programa Habitat, 80 por cento dos gases com efeito de estufa são emitidos nas cidades. Metade destes gases é produzida pela queima de combustíveis fósseis nos transportes.

“As medidas a serem tomadas devem incluir a adoção de critérios mais exigentes de eficiência energética para os transportes, bem como na construção e na vida no interior dos edifícios”.

Deve ser ainda feito um grande esfôrço para fornecer energia, através de fontes locais, às populações urbanas mais pobres, que representam um bilhão de pessoas em todo o mundo. Este número deverá duplicar em 25 anos.

“Não podemos ignorar as necessidades energéticas das populações urbanas pobres na nossa reflexão global sobre as alterações climáticas”, concluiu.

Na segunda-feira deverá realizar-se em Nova Iorque uma conferência com os responsáveis das grandes cidades do mundo e de grandes empresas para debater a luta contra as alterações climáticas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s