Brasil a uma nota do grau de investimento

Reuters 

NOVA YORK – O Brasil está a um degrau da faixa de grau de investimento. Na manhã desta quinta-feira, 10, a agência de classificação de risco Fitch elevou a nota atribuída ao Brasil de “BB” para “BB+”. A perspectiva é estável. O upgrade reflete a significativa melhora no situação externa do país, políticas macroeconômicas prudentes e um aumento da poupança doméstica, segundo a agência.

“A acumulação de reservas internacionais… ressalta o contínuo fortalecimento do balanço externo do Brasil e a resistência a choques externos”, avaliou a diretora sênior do grupo de rating soberano da agência, Shelly Shetty.

A Fitch acrescentou que a estabilidade macroeconômica continua bem ancorada, com destaque para a inflação baixa, o fortalecimento do câmbio e políticas fiscais consistentes para a estabilidade da dívida. “Melhoras adicionais na nota do Brasil exigiriam maior confiança de que a dívida pública esteja em um declínio sustentável no médio prazo”, destacou Shetty.

Entenda a classificação de risco

A classificação de risco é uma ferramenta usada pelos investidores estrangeiros na hora de decidir em que país irá colocar suas aplicações. Ela reflete o risco que um país tem de não honrar o pagamento de seus títulos. Quanto melhor é a avaliação, menor é o risco e, portanto, maior é a capacidade do país de atrair investimentos.

A partir de um determinado patamar de classificação de risco o país é considerado investment grade. Ou seja, o risco de calote é muito baixo. Muitos fundos de investimento estrangeiro direcionam recursos apenas para países que têm esta classificação. Os analistas já esperavam uma melhora na classificação de risco do Brasil e, agora, o Brasil está apenas uma nota abaixo do investment grade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s