III edição do Premio Iberoamericano de Literatura Infantil y Juvenil Ediciones SM

Estão oficialmente abertas as inscrições para a III edição do Premio Iberoamericano de Literatura Infantil y Juvenil Ediciones SM.

Criado em 2005, durante o Ano Ibero-americano da Leitura, o prêmio tem a finalidade de incentivar a produção literária infantil e juvenil em toda Ibero-América, e se tornou um dos mais importantes concursos internacionais nesse segmento. Em 2007, pela primeira vez, o júri deverá se reunir na cidade do Rio de Janeiro, em data a ser definida.

A literatura brasileira foi muito prestigiada pelo júri na última edição do Prêmio Iberoamericano: o autor Bartolomeu Campos de Queirós ficou entre os finalistas, e as escritoras Ana Maria Machado e Lígia Bojunga receberam uma menção especial, criada devido ao alto nível dos competidores.

Diferentemente de outros concursos, o Premio Iberoamericano de Literatura Infantil y Juvenil Ediciones SM coroa a obra de autores que desenvolveram sua carreira literária no âmbito do livro infantil e juvenil, e consagrados em seus países de origem. Por isso, as inscrições devem ser feitas até o dia 30 de junho de 2007, unicamente por apresentação feita por instituições de cunho cultural ou educativo, associação ou grupo de pessoas relacionadas com a literatura infantil e juvenil.

A entrega do prêmio, no valor de U$ 30.000 (trinta mil dólares), acontecerá na cidade de Guadalajara (México), no início da Feria Internacional del Libro de Guadalajara.

Com a Fundação SM, o Grupo SM quer dar unidade às suas iniciativas e potencializar seu compromisso com o desenvolvimento social e cultural dos países ibero-americanos. Fundado há 60 anos na Espanha, o Grupo SM é líder de mercado nas áreas de publicações escolares (didáticas e paradidáticas) e literatura infantil e juvenil.

Iniciou suas atividades no Brasil em agosto de 2004. Desde então, a SM vem construindo no país um projeto cultural amplo, que envolve intenso suporte ao trabalho do professor na escola, apoio a pesquisas educativas, um projeto de avaliação de escolas e o Prêmio Barco a Vapor, que busca estimular a produção literária infanto-juvenil nacional.

Regulamento 2007

Anúncios

Um comentário sobre “III edição do Premio Iberoamericano de Literatura Infantil y Juvenil Ediciones SM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s