Aquecimento global causará migração de 1 bilhão de pessoas até 2050

AFP


Segundo estimativas da ONG Christian Aid, 163 milhões de pessoas deixaram suas causas por causa de conflitos, catástrofes naturais e outros

Pelo menos 1 bilhão de pessoas vão migrar até 2050, como conseqüência do aquecimento global, que agravará os conflitos e as catástrofes naturais atuais, adverte uma organização humanitária britânica.

Em seu relatório “Maré humana: a verdadeira crise migratória”, a ser publicado nesta segunda-feira, a organização Christian Aid lança uma “advertência sem rodeios sobre o ritmo acelerado dos deslocamentos de população no século XXI”.

“A quantidade de pessoas que deixaram suas casas por causa dos conflitos, das catástrofes naturais e dos grandes projetos de desenvolvimento (minas ou represas) já é surpreendentemente elevada, algo em 163 milhões”, segundo estimativas da própria ONG.

Além disso, “no futuro, as mudanças climáticas a farão subir ainda mais”, afirma a organização, que pede uma “ação urgente” da comunidade internacional para tomar “fortes medidas de prevenção”.

O grupo avalia ainda que “no ritmo atual, 1 bilhão de pessoas se verão forçadas a deixar suas casas até 2050”. Assim, completa o texto, a mudança climática terá como conseqüência uma intensificação dos fatores atuais de migração forçada e acelerará a “crise migratória emergente”.

“Estimamos que a migração forçada é, agora, a ameaça maior para as populações pobres nos países em desenvolvimento”, disse em um comunicado John Davison, um dos autores do informe.

A Christian Aid, criada para ajudar os refugiados da Segunda Guerra Mundial, publica este documento em coincidência com sua 50ª coleta anual de fundos nas Ilhas Britânicas. A ONG espera arrecadar 15,5 milhões de libras (22,7 milhões de euros, ou 30,7 milhões de dólares).

 

Veja o relatório aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s