Al Gore cobra liderança do Brasil em tema ambiental

Agência Estado

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore cobrou mais atitude do Brasil em relação às mudanças climáticas em palestra,  realizada em São Paulo, para um público seleto de 500 lideranças políticas e empresariais. “O Brasil pode oferecer liderança para o mundo nas questões de meio ambiente. O País já é líder em áreas como os combustíveis renováveis, com o etanol, mas pode fazer muito mais”, disse Gore. “O Brasil não pode dar munição aos inimigos dos combustíveis renováveis.

Gore afirmou que o Brasil deve se preparar para a chamada ‘terceira geração’ do etanol, cuja matéria-prima será a celulose e criticou a oposição entre desenvolvimento e meio ambiente no País. “Esse conflito é um mito. Nas áreas da Amazônia há meios de conciliar desenvolvimento e preservação”, disse, cobrando maior engajamento de políticos na preservação da Amazônia.

A palestra seguiu os mesmos moldes das apresentadas no filme “Uma Verdade Inconveniente”, dirigido por David Guggenheim e ganhador do Oscar de melhor documentário 2006, que mostra a cruzada de Gore por vários países, onde desfila uma série de dados científicos que evidenciam o peso da ação humana no aquecimento global.

Questionado se haveria tempo para reverter o impacto das mudanças climáticas, Gore disse que talvez a humanidade tenha, no máximo, dez anos para começar a agir antes de chegar ao ponto sem retorno. “Os líderes só vão acordar quando o povo acordar”, disse. “Mas estou otimista, vi mudanças no último ano.” Gore enfatizou o interesse de países em diminuir as emissões de gases-estufa, como alguns da União Européia e a Nova Zelândia, que têm adotado metas próprias de controle das emissões de CO2.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s