Encontro em Nova Iorque quer que metrópoles sejam postos avançados na luta contra aquecimento global

Do EcosferaPúblico.pt

AFP

 

Os participantes da C40, cimeira das grandes metrópoles mundiais dedicada ao clima, em Nova Iorque, apelaram às cidades para se unirem e se transformarem em verdadeiros postos avançados na luta contra o sobre-aquecimento global.

“As cidades estão na origem de três quartos da emissões de gás carbónico. Devemos agir”, declarou o presidente do C40 e prefeito de Londres, Ken Livingstone, na abertura da cimeira que reúne até quinta-feira representantes de 46 metrópoles, desde o Cairo a Los Angeles, passando por Bangckok e Paris.

“As alterações climáticas são, inegavelmente, a principal ameaça para o futuro da humanidade”, acrescentou Livingstone, que, em 2003, estabeleceu o pagamento de pedágio para a circulação de automóveis no centro de Londres.

Considerando o C40 a “reunião mais importante” na qual já participou este ano, Livingstone apelou à união das cidades: “o objetivo da cimeira é conseguir uma massa crítica” para evitar uma situação “catastrófica”.

“Quando os Governos nacionais não lutam, as cidades devem fazê-lo”, comentou David Miller, prefeito de Toronto.

A cimeira, organizada sob o patrocínio da prefeitura de Nova Iorque, sob o comndo de Michael Bloomberg, e da fundação de Bill Clinton, deverá abordar a questão dos transportes e dos benefícios econômicos da ação ambiental.

Várias dezenas de empresas – como a JP Morgan Chase, Deustsche Bank, Shell, Siemens, Time Warner, Swiss – estão representadas na cimeira para debater soluções técnicas e financeiras.

Durante o encontro, várias cidades deverão anunciar planos para reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa (GEE).

Segundo a ONU, perto de 80 por cento dos GEE são emitidos pelas cidades, a maioria do setor dos transportes.

Hoje, 50 por cento da humanidade vive em centros urbanos, uma percentagem que deverá chegar aos 75 por cento até 2030 devido à urbanização crescente nos países em desenvolvimento. 

Site do C40:http://www.nycclimatesummit.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s