Tecnologia rima com ecologia?

CULPA DE QUEM? – Há denúncias de que eletrônicos velhos são despachados de países ricos para pobres

Filipe Serrano para o Link

Neste início de século 21, dois assuntos estão na boca de todo mundo: o aquecimento global, grave ameaça à nossa existência na Terra, e a revolução tecnológica, que muda radicalmente a economia, o trabalho, a cultura, nossos hábitos e a maneira como nos comunicamos.

Como essas duas tendências essenciais de nossa era se relacionam? O avanço tecnológico ultraveloz contribui para o aquecimento da Terra ou pode ajudar a tornar a atividade humana mais sustentável? O que aconteceria se todo mundo – somos 6,7 bilhões – tivesse computador, celular, etc.?

Segundo pesquisa da consultoria Gartner, a cadeia de produção, consumo e descarte de PCs e celulares é responsável por 2% do total das emissões de gás carbônico. Parece pouco, mas só os oito países mais poluidores do mundo emitem mais de 2% do total de CO2 lançado na atmosfera por ano.

O impacto ambiental começa na produção, que usa quantidades enormes de água e matérias-primas, passa pelo consumo de energia e desemboca no lixo tecnológico. O descarte inapropriado contamina o solo e os lençóis freáticos com metais tóxicos, como chumbo.

Por outro lado, a substituição do correio tradicional pelo e-mail e a digitalização de documentos reduzem o consumo de papel. A internet também possibilita que as pessoas trabalhem a distância, evitando deslocamentos e viagens.

“A tecnologia é uma ferramenta poderosa para tornar nossa vida na Terra mais sustentável. Mas, se utilizada de forma irracional, pode nos levar ao desastre”, diz Enrique Montero, pesquisador em tecnologia eletrônica da Universidade de Cádiz, na Espanha.

 

Impactos:
2% da emissão
– Porcentual de emissão de gás carbônico liberada pela indústria de PCs e celulares
600 milhões
– Toneladas de CO2 por ano equivalente ao porcentual de 2% de emissões
8 países
– Só os oito países mais poluidores emitem 2% ou mais do total de CO2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s