Bayer espera aprovação final para definir estratégia no Brasil

De Zero Hora/RS

A Bayer CropScience terá condições de oferecer sementes de milho transgênico resistente a herbicida aos produtores brasileiros em larga escala a partir de 2009. A projeção foi feita ontem, um dia após a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovar a liberação do plantio comercial do produto, previsto para chegar ao mercado no próximo ano.

A decisão final da CTNBio, formada por 11 ministérios e a Casa Civil, tem de sair até agosto. A multinacional aguarda todas as aprovações para traçar seu plano de negócios, mas está confiante no cumprimento da legislação e na documentação fornecida à Comissão que subsidiou o parecer técnico favorável.

– As aprovações estão se iniciando. Não podemos tecer planos de mercado num segmento tão complexo como o de sementes antes das liberações – afirmou o gerente de Tecnologia da Área de Biociências da Bayer SA, André Abreu. Segundo o executivo, a semente a ser multiplicada em caso de aprovação será adaptada às condições do país. Atualmente, a Bayer não tem participação no mercado de sementes de milho no Brasil, liderado pela Monsanto. A empresa trabalha com foco em algodão e arroz, ambos convencionais.

O presidente da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), Yawao Miyamoto, espera que ocorram de duas a três novas liberações de milho transgênico até setembro. O dirigente não acredita que o produtor que optar pelo produto transgênico reduzirá seus custos pela diminuição do uso de inseticida, pois a semente será mais cara: – A decisão de compra deve ser baseada mais na eliminação dos riscos de perda com pragas e diminuição de despesas operacionais, como menor emprego de mão-de-obra.

( patricia.meira@zerohora.com.br )

Technorati Tags: , , , , ,

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s