Criador do Linux afirma que Microsoft viola mais patentes

Magnet

 

Na segunda-feira pela manhã, dia 14 de maio, executivos da Microsoft afirmaram que o Linux infringiria 235 patentes de software pertencentes à empresa. Linus Torvalds, criador do sistema operacional do pingüim, foi mais longe e afirmou que a Microsoft viola muito mais patentes.

Segundo o site da Fortune, Torvalds enviou um email ao jornalista Charlie Babcock, da revista InformationWeek, em que escreve: “Ao que parece, é muito mais lógico afirmar que a Microsoft é quem viola patentes, muito mais do que as alegadas violações do Linux. A teoria fundamental dos sistemas operacionais já estava radicalmente fundamentada nos anos 60. A IBM é quem deveria ser a dona de, literalmente, milhares de patentes fundamentais. E daí? Tudo o que é considerado fundamental certamente já perdeu qualquer proteção legal relativa a patentes”.

Linus vai mais longe e comenta a intenção de não processar usuários do Linux: “se fosse para processar, eles teriam que listar todas as patentes que supostamente foram infringidas. Provavelmente, eles ficam mais felizes em lançar boatos que metam medo nos incautos do que realmente processar alguém”.

O site da CNN, traz uma discussão da revista Fortune bastante equilibrada sobre o que está sendo chamado de “Armagedon do software”, a guerra final entre software proprietário (ou antes, software enquanto produto) e software livre, de código aberto e, na maioria das vezes, gratuito. A batalha, segundo analistas, será travada nos campos das patentes, mas ninguém se atreve a prever quem vencerá. Napoleão Bonaparte comandava um exército considerado invencível, mas perdeu em Waterloo.

Technorati Tags: , , ,

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s