Base de internautas cresce em abril e tempo de uso bate recorde

Reuters

SÃO PAULO (Reuters) – O número de pessoas com acesso à Internet no Brasil cresceu em abril e a duração média de navegação por usuário bateu recorde no mês passado, mantendo o país na liderança dos países com internautas que mais tempo passam conectados, segundo dados de uma empresa de pesquisa.

Pesquisa da Ibope/NetRatings afirma que o número de brasileiros com acesso à Internet no país somou 33,15 milhões de pessoas em abril, crescimento de 3,2 por cento sobre os 32,1 milhões do mesmo mês de 2006. Na comparação com março deste ano, a variação foi positiva em 0,8 por cento.

“Não é muito expressiva (a variação anual), mas está mais ou menos na média do crescimento do país. A tendência é crescer mais agora porque os efeitos da própria sociedade rumo a uma inclusão digital maior começam a ser sentidos”, disse à Reuters o analista Alexandre Magalhães, referindo-se ao aumento na venda de computadores por conta do crescimento econômico e melhora do crédito.

A base de internautas ativos com acesso residencial à Web somou 15,9 milhões de pessoas no mês passado, aumento de 18,6 por cento na comparação com abril de 2006. O critério mede o volume de usuários que navegam pela Web pelo menos uma vez no mês.

No primeiro trimestre, segundo estudo da empresa IT Data, as vendas de computadores no país saltaram 21 por cento sobre igual período do ano passado, para quase 2 milhões de unidades.

O tempo médio de navegação por internauta ficou em 21 horas e 44 minutos, 11,8 por cento acima do verificado em abril do ano passado e 3,9 por cento a mais na comparação com março deste ano.

Estados Unidos, com tempo médio por internauta residencial de 18h49, França, com 18h32, Espanha, com 18h30, Japão, com 17h39, e Austrália, com 17h38 por pessoa, foram os países que mais se aproximaram do Brasil, entre os 10 medidos com a mesma metodologia, escreveu o analista em relatório divulgado à imprensa.

“Enquanto o número de internautas da Internet residencial cresceu 200 por cento desde 2000, categorias como Casa e Moda, Viagens e Turismo, Família e Estilo de Vida, para citar alguns exemplos, cresceram muito mais”, disse Magalhães. Segundo ele, isso mostra que os internautas estão realizando mais tarefas na Web, apoiados por uma expansão da banda larga e maior público feminino.

Technorati tags: ,

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s