Emissão de carbono será monitorada por software

Da Reuters

Foto: Marcello Casal Jr/ABr

A Fundação Clinton e a Microsoft anunciaram uma parceria para o desenvolvimento de novas ferramentas que ajudarão grandes cidades a criar, acompanhar e compartilhar estratégias de redução de emissões de carbono.

Um novo software e aplicações baseadas na web são parte de um conjunto mais amplo de programas que estão sendo introduzidos pela fundação liderada pelo ex-presidente norte-americano Bill Clinton. Ele participou da conferência climática C40, que reúniu prefeitos das maiores cidades do mundo, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro.

Áreas urbanas consomem 75% da energia mundial e produzem 80% das emissões de gases causadores do efeito estufa. “Essa nova ferramenta de software será um importante recurso em nosso trabalho com cidades ao redor do mundo para combate ao aquecimento global de maneira prática, mensurável e significativa”, disse Bruce Lindsey, presidente-executivo da Fundação Clinton.

A Microsoft, maior produtora de software do mundo, disse que vai fornecer programas e serviços gratuitamente e que planeja ter um produto disponível até o final de 2007.

A maior parte dos detalhes técnicos não foi finalizada, mas muitas das ferramentas serão baseadas na web e poderão ser acessadas pelos navegadores. Elas vão incorporar recursos que permitirão às cidades trocar dados e políticas.

Baseado em uma fórmula desenvolvida por grupos ambientais, uma cidade poderá usar as ferramentas para adicionar às suas análises variáveis como espaços comerciais, prédios residenciais e utilização de transportes para medir quanto dióxido de carbono uma cidade produz.

Technorati tags: , , , , ,

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s