Mercado informal de PCs cai para 38,43% no Brasil

Da redação do TIinside

O mercado informal de PCs no Brasil caiu de 43% no primeiro trimestre de 2006 para 38,4% em igual período deste ano. Os dados são de uma pesquisa encomendada à IT Data pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica).

Segundo o levantamento, o país comercializou 1,9 milhão de computadores entre janeiro e março deste ano, com crescimento de 21% sobre os três primeiros meses do ano passado. Desse total 1,7 milhão foram PCs, com aumento de 14% em relação a 2006. Já o mercado de notebooks alcançou 252 mil unidades, ou seja, 130% acima do total vendido em igual período de 2006.

A consultoria constatou, porém, que a comercialização de notebooks não oficiais voltou a crescer. O dado é preocupante, segundo a empresa, na medida em que as estimativas são de que as vendas não terão um grande crescimento nos próximos anos. O número de ofertas de notebooks não oficiais, oferecidos pelos sites de compra, cresceu 50% nos primeiros meses de 2007.

Em muitos casos, as empresas que atuam nesse mercado mencionam que a garantia do produto é de responsabilidade da empresa instalada no país. A participação do mercado informal seria maior, segundo a IT Data, caso não houvesse alguma aversão do consumidor em comprar pela internet .

Em 2006, os notebooks representaram 8,2% dos PCs vendidos. Já neste ano esse percentual subirá para 15%. Apesar de pouco representativo, a consultoria acha importante que o governo brasileiro entenda a necessidade de se realizar políticas de produção local de laptops, por ser um produto em que o mercado não oficial pretende aumentar a atuação.

A IT Data estima que as vendas de PCs para o mercado brasileiro atingirão 10 milhões de unidades neste ano, um crescimento de 20% em relação aos 8,3 milhões do ano anterior. Segundo a consultoria, 2007 será marcado pela mudança de compra do produto PC. Além do crescimento das vendas de notebooks, até o fim do ano os desktops que serão comercializados terão uma configuração bem superior aos produtos vendidos atualmente: 80% terão monitores de LCD, memória mínima de 512 MB, indo rapidamente para 1GB, e utilização de DVD-RW.

Technorati tags: , , , , ,

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s