Combustíveis fósseis são maiores responsáveis pelo efeito estufa

Da Revista Bem Público

img_economia

Se nesse instante o mundo parasse de desmatar as florestas em 100%, mesmo assim, a providência não seria suficiente para frear o ritmo forte do aquecimento global. Isto só seria possível se os países desenvolvidos parassem já de queimar combustíveis fósseis, como gasolina ou diesel. O alerta foi renovado esta semana pelo representante do Ministério do Meio Ambiente Adriano Santhiago, durante a Semana Nacional da Mata Atlântica, realizada de 23 a 26 de maio na capital gaúcha. Santhiago destacou que, fazendo a sua parte, o Brasil tem na Mata Atlântica um enorme potencial para reflorestamento e para a mitigação dos danos não só naturais, mas também climáticos.

Segundo Adriano, do volume de emissões de gases de efeito estufa (gás carbônico – CO2), apenas 20% são provenientes de atividades de desmatamento ou de outros usos inadequados do solo. “A grande maioria, 80%, provém da queima de combustíveis fósseis”, garante. Relatório do IPCC mostra que os maiores responsáveis pelas emissões são, pela ordem, os setores de Energia, de Transportes, a Indústria e, por fim, o desmatamento. “Ou seja, é bobagem dizer que a redução do desmatamento resolverá o problema do aquecimento”, insiste Adriano, reconhecendo, porém, o compromisso do governo brasileiro com a redução do desmatamento no País. O Brasil, que, segundo relatório do IPCC, é o país que mais emite CO2 por desmatamento, vem atacando o problema de frente. Tanto assim que, nos últimos dois anos, conseguiu reduzir a taxa do desmatamento na Amazônia – bioma mais atacado atualmente – em 52%.

Anúncios

11 comentários sobre “Combustíveis fósseis são maiores responsáveis pelo efeito estufa

  1. o ambiente na era dos antepassados era considerado puro pos poucos poluiam_a… Apartir d sec xv¡¡¡ Que iniciou a revolucao industrial os problemas comecaram a surgir e criar varios impactos….dentre varios poluentes os mais criticos sao os combustiveis fosseis que poluem directament o ambiente resultando o aquecimento global

  2. O combustivel esta acabanda com o meio hambiente
    nós seres humanos devemos fazer alguma coisa não podemos
    ficar parado vendo o mundo sendo destruido.

  3. oi queria dexar claro que existe uma diferença entre efeito estufa e aquecimento global!! 1º efeito estufa é FUNDAMENTAL para nós seres humanos (fenômeno natural) e para o planeta. Em volta da Terra existem os gases estufa: metano, CO2 e nitrogênio. quando a radiação bate na Terra e sai dela, esses gases conseguem segurar um pouco da radiação solar e impedir que a Terra perca a radiação à noite. Se não fosse por este fenômeno de dia a Terra teria 35ºc e de noite -35ºc e nenhum ser vivo consegue viver nestas condições extremas. O que está acontecendo é que os gases estufa estão aumentando seu número e consequentemente segurando mais radiação provocando um AQUECIMENTO GLOBAL, que causa os derretimentos das geleiras e um desequilíbrio ambiental. os gases estufa: CO2(está aumentando devido às queimadas e a queima de combustivéis fóseis), o nitrogênio( devido a agricultura-arrar a terra-, os cemitérios, os gases do boi e os lixões) e o metano (devido aos pântanos).
    *queria fazer uma observação: o blog diz que a queima de combustíveis fosseis está fazendo o efeito estufa. está errado está provocando um aquecimento global.
    fonte:eu.
    obrigada.

  4. vlw
    pequisei tudinho
    tomara que esteja certo
    musica que estava ouvindo – Strike (A tendência)
    é muito massa

  5. esta gente nao sabe!
    o principal “vilao”, do efeito estufa, e o SOL!
    pensem la bem cumigo…

    ja ta?
    e entao?
    tenho razao ou nao?

    e se estavam a espera que eu agora disse se alguma coisa muito inteligente como todas as outras pessoas…lol

    esqueçam la isso!

    os”…”, foram o que eu pensei
    se nao pensaram o mesmo que eu..entao, ha muita gente burra neste mundo!

    hahahahahahahaahaha

  6. Eu queria saber
    Faça uma rápida pesquisa (em revistas, livros, ou na internet) sobre o “efeito estufa”, que está relacionando à queima de combustíveis fósseis para a obtenção de energia. Liste algumas causas e conseqüências desse fenômeno para nosso planeta.

    1. Nossa eu também quero saber a mesma coisa , pois preciso fazer um trabalho de física esse exercicio esta na minha apostila escrito desta mesma maneira rsrs 😉

  7. QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS – O GRANDE VILÃO DO AQUECIMENTO GLOBAL.
    Existe uma evidente desconsideração por parte da comunidade ambientalista não-governamental e governamental para com a queima de combustíveis fósseis para a geração de energia no sul do país (SC e RS), porém quando o assunto é desmatamento na Amazônia e construção de hidrelétricas a reação é imediata. Algumas exceções como o Adriano Santhiago do MMA reconhecem a queima dos fósseis como maior culpado pelo aquecimento global. Numa outra ocasião quando o Tolmasquim (EPE) e o Ministro Lobão (MME) ameaçaram recorrer às térmicas a carvão em decorrência da resistência dos ambientalistas contras as hidrelétricas, nós do sul de SC, reagimos manifestando que não poderemos mais aceitar os impactos ambientais das térmicas a carvão na região, além da famigerada Jorge Lacerda 856MW, em Capivari de Baixo/SC. Fomos na época criticados em vários grupos de discussão porque entre a decisão política de escolher qual o melhor para a nossa região, declaramos que se o governo vir a utilizar desta indecente e inconveniente manobra, que então construam as hidrelétricas em vez das termelétricas. Concordamos que as alternativas são as renováveis, basta vontade política para facilitar os investimentos em eólicas e solares por exemplo. Recentemente houve contestação a declaração da Senadora Marina em relação às hidrelétricas na Amazônia, mas penso que a ex-Ministra sabe o diz. Se em vez do Chico Mendes tivesse sido ela a vítima, certamente seria imortalizada também como Santa.
    OBS. I. Lembramos que mais térmicas a carvão passam a ameaçar outros estados como o Pará, Maranhão e Ceará com carvão importado.
    OBS. II. Lembramos que nesta região as adversidades e mudanças climáticas comprovadamente já estão acontecendo e a população afetada pelas ‘’tragédias do clima’’ quer respostas!
    Tadeu Santos / ONG Sócios da Natureza Araranguá – SC.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s