Máquina fotográfica mais antiga do mundo é vendida por 600 mil euros

Da France Presse

Lilli Strauss/AP

A mais antiga das máquinas fotográficas, um daguerreótipo de 178 anos, foi leiloado neste sábado em Viena por mais de meio milhão de euros. Com isso, o objeto se torna o aparelho fotográfico mais caro do mundo.

A galeria Westlicht, organizadora do evento, informou que a máquina, fabricada em 1839 pela empresa parisiense Susse Frères, foi adquirida por 588.613 euros (790.819 dólares) por um comprador anônimo que acompanhou o leilão pela internet. O preço estimado era de 100 mil euros (cerca de 134.000 dólares), mas alguns especialistas haviam sugerido que a máquina poderia ser vendida por até um milhão de euros.

Coréia, Japão e Estados Unidos foram os países mais representados no leilão, segundo os organizadores. A máquina foi descoberta recentemente num sótão de Munique, na Alemanha, onde supõe-se que ela tenha ficado esquecida desde 1940. Segundo Michel Auer, fotógrafo e historiador suíço, trata-se “do único exemplar conhecido do fabricante francês”.

Anúncios

17 comentários sobre “Máquina fotográfica mais antiga do mundo é vendida por 600 mil euros

  1. tenho uma mini maquina fotografica japonesa Hit,50m/m por 20m/m,tamanho de uma caixa de fosforos,muito antiga,gostaria de avaliar seu preço,se algum interessado em comprar mando fotos

  2. Saudações a todos os fotógrafos, eu tenho uma máquina fotográfica ARGUS de 50mm de fabricação norte americana, gostaria de saber qual o seu ano de fabricação e o seu valor de mercado, pois pretente vender. Se alguem se interessar mande um email que eu mando uma foto.

  3. eu adoro maquinas amtigas e uma boa escolia de;maiara para;mamãe te amo ela ta de aniversario 25 de dezembro e vamos tirar varis fotos…valeu so do mario quimtana so guereiro e deus adoroooooooo…………

  4. vejo cada coisa e fico abismado, como tem pessoas arrependidos por ter se evoluido as tecnologia,
    nao tenho nostalgia destas coisa, sou facinado e pelas descobertas e nao pelas antigas coisas………….

  5. deve ser alguem sem que nao sabe o que e humanidade, ao invez de gastar milhoes com uma porcaria, doe a auguem que precise………..

  6. nao sei como em pleno seculo 21 xxI as algumas pessoas se prendem a uma besteira destas>>>>>>>>>>>>……………

  7. oii!!
    adorei esta maquina fotografica antiga..e aproveitando gostaria de saber:
    meu irmão ganhou uma maquina fotografica antiga, mas não descubrimos o nome dela so tem umas letras EXAI !!sera que alguem pode ajudar??obrigada

  8. Tenho uma máquina coronet francesa, não sei o ano veio da alemanhã em 1920, está em perfeito estado e com o estojo, pretendo vendela, se houver interesse mando uma foto.

  9. É muito bom saber que ainda no mundo existe coisas que nos traz lembranças do passado.
    Ontém minha mãe me mostrou uma máquina fotográfica que lógico não existe mais, provavelmente pode chegar a uns 100 anos é uma máquina fotográfica da Coronet – Francesa mas não sabemos dizer o ano certo, foi um presente da avó dela antes de falecer.
    Como podemos descubrir isto?
    Alguém pode ajudar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s