Coca-Cola faz a maior aquisição de sua história

Do Jornal de Negócios.pt

Miguelprado@mediafin.pt

      Glaceau_Vitamin_Water

A Coca-Cola vai adquirir por 4,1 bilhões de dólares (3,05 bilhões de euros) a Glaceau, empresa que produz as águas Vitaminwater e Smartwater, numa operação que será totalmente paga a vista.

O principal objetivo da compra é reduzir a distância que a Coca-Cola tem da Pepsi nas vendas de bebidas sem gás. Com a Glaceau, a Coca-Cola competirá com as marcas SoBe Lifewater, Aquafina Alive e Propel, da Pepsi.

A Glaceau tem desde agosto do ano passado a Tata no seu capital, fruto da aquisição de uma participação de 30% por parte do grupo indiano, no valor de 677 milhões de dólares (503 milhões de euros), o que então avaliava o total da companhia em 2,26 bilhões de dólares (1,68 bilhões de euros).

A Glaceau é uma das principais marcas de água vitaminada dos Estados Unidos da América (EUA), o que os analistas consultados pela Bloomberg entendem como positivo.

As águas Vitaminwater e Smartwater, da Glaceau, representam 30% do mercado norte-americano de águas “aditivadas” e proporcionaram à Glaceau uma receita de 350 milhões de dólares (260 milhões de euros) no ano passado. Já a Pepsi assegura 45% deste mercado. Antes da aquisição a participação da Coca-Cola era residual, com uma quota de 5% por via da Powerade.

Esta é a maior aquisição da história da Coca-Cola. A segunda maior foi feita em fevereiro, quando a Coca-Cola comprou uma engarrafadora das Filipinas por 590 milhões de dólares (439 milhões de euros), através da aquisição dos 65% que a San Miguel tinha nessa empresa.

A Fuze Beverage e a brasileira Leão Júnior (fabricante do Matte Leão) foram outras das aquisições recentes da Coca-Cola.

Technorati tags: , , , , , ,

Anúncios

Um comentário sobre “Coca-Cola faz a maior aquisição de sua história

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s