Papa Bento XVI diz que o Evangelho é para todos

 

Agência EFE

O papa Bento XVI disse hoje, por ocasião da festa de Pentecostes, que o Evangelho “está destinado a todos os povos”, e pediu que os fiéis abram seu coração ao Espírito Santo para que os guie em sua fé.

Durante a tradicional oração do Regina Coeli, que neste período litúrgico substitui o Ângelus, o Papa disse que a “Igreja teve seu início solene quando o Espírito Santo desceu” sobre os apóstolos, 50 dias depois da Páscoa. Neste “extraordinário acontecimento”, a chegada do Espírito Santo, estão as “notas essenciais e relevantes da Igreja”, que é “uma”, “santa”, “católica” e “apostólica”, disse.

A Igreja é “uma”, como a comunidade de Pentecostes, que estava unida na oração, tinha “um só coração e uma só alma”. É “santa”, porque, encorajada pelo Espírito Santo, tem “seu olhar fixo em Cristo, para ser conforme a Ele e a seu amor”.

Bento XVI acrescentou que a Igreja é “católica” porque “o Evangelho está destinado a todos os povos e, por isso, já desde o princípio, o Espírito Santo faz com que esta fale todas as línguas”. A Igreja, disse o Papa, é “apostólica”, pois, “edificada com base nos apóstolos, custodia fielmente suas doutrinas através da cadeia ininterrupta das sucessões episcopais”.

O Pontífice afirmou que a Igreja é, além disso, “por sua natureza, missionária”, e desde o dia de Pentecostes o Espírito Santo “não deixa de empurrá-la pelos caminhos do mundo, até os confins extremos da terra e até no final dos tempos”.

O Papa lembrou que o Livro dos Atos dos Apóstolos acaba com a chegada do Evangelho a Roma, do que se pode dizer que “é o nome concreto do catolicismo” e do espírito missionário, “expressa a fidelidade às origens, à Igreja de todos os tempos”, a que vai “ao encontro de todas as culturas”.

A Praça de São Pedro, na qual se reúnem os peregrinos para ouvir o Regina Coeli, contou com a presença de grupos de música alemães e austríacos, que estão desde ontem em Roma para celebrar os 80 anos do Papa, em 16 de abril, e que tocaram em sua honra.

Anúncios

Um comentário sobre “Papa Bento XVI diz que o Evangelho é para todos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s