Consórcio de bancos faz oferta de US$95,7 bi pelo ABN Amro

Reuters

(Niclas Mika e Steve Slater /Reuters) – O consórcio liderado pelo Royal Bank of Scotland formalizou nesta terça-feira proposta de 71,1 bilhões de euros (95,7 bilhões de dólares) para a compra do grupo holandês ABN Amro, superando a oferta feita pelo britânico Barclays com quem trava uma batalha pela maior aquisição mundial no setor de bancos.

Em movimento há muito esperado, o trio de bancos elevou a parte em dinheiro da proposta inicialmente esboçada, mas reforçou que a oferta está condicionada à compra do braço norte-americano do ABN, o banco LaSalle.

A proposta apresentada equivale a 38,40 euros por cada ação do ABN –30,40 euros em dinheiro, mais 0,844 novas ações do RBS. A oferta pode pressionar o Barclays a elevar sua proposta, toda em ações, avaliada em 64 bilhões de euros.

‘Este acordo oferece um valor melhor para os acionistas do ABN, e nós antecipamos a vitória do consórcio’, afirmou Alex Potter, analista da Collins Stewart, em Londres.

Apesar disso, as ações do ABN recuaram 0,4 por cento, para 36 euros, no início dos negócios desta terça-feira, dado que a oferta do trio ficou em linha com o indicado há um mês.

O interesse do consórcio do RBS, que inclui Fortis e Santander, tem sido até agora rejeitado pela administração do ABN, que concordou com a proposta apresentada pelo Barclays .

O trio de bancos informou que prefere fechar um acordo com a administração do ABN, mas indicou que irá direto aos acionistas se isso for necessário. O trio espera que a oferta seja colocada lado a lado à proposta do Barclays em caso de apresentação para voto dos investidores do ABN.

Technorati tags: , , , , , ,

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s