Chips da AMD nos laptops da Toshiba

Reuters

6928

 

A Advanced Micro Devices começará a fornecer microprocessadores à Toshiba, pondo fim ao relacionamento exclusivo entre o grupo japonês de eletrônica e a Intel, anunciou a Toshiba na terça-feira.

A maioria dos outros fabricantes de computadores de alcance mundial, como Hewlett-Packard, Dell e Acer, já adquirem microprocessadores AMD, além dos produtos da Intel, rival com participação de mercado da ordem de 80%, muito superior à da AMD.

A Toshiba, a quarta maior fabricante mundial de laptops, planeja usar processadores AMD em cerca de 20% dos laptops que vende nos Estados Unidos e Europa, mercados responsáveis por cerca de 60% de suas operações gerais com computadores.

Participação

O número de máquinas Toshiba equipadas com chips AMD pode ser calculado em 1,1 milhão de unidades anuais, já que os embarques totais do grupo atingiram a marca dos 9,2 milhões de unidades no ano passado, de acordo com o grupo de pesquisa IDC.

A Toshiba planeja equipar com chips AMD alguns de seus modelos padrão de preços mais baixos, dirigidos a usuários individuais e empresas, disse Yuko Sugahara, porta-voz do grupo.

“Com os computadores se tornando produtos genéricos, parece ter surgido uma nova maneira de pensar, no sentido de que é preciso criar concorrência até mesmo na obtenção de componentes essenciais como os processadores, desde que não existam grandes diferenças nas especificações dos produtos”, disse Yoshihiro Shimada, analista da Macquarie Securities.

“Isso pode representar uma mensagem de que a era da Intel como rainha dos chips para computadores pessoais é coisa do passado”, afirmou.

A Fujitsu e a NEC, duas das maiores rivais da Toshiba no mercado japonês, adquirem microprocessadores tanto da AMD quanto da Intel.

Não há informação sobre o valor do acordo entre Toshiba e AMD, mas os preços dos microprocessadores AMD para laptops variam de US$ 86 a US$ 263 por unidade, em blocos de mil unidades.

 

Technorati tags: , , , ,

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s