Microsoft anuncia a sua "grande" novidade

Da AppleMania

O Microsoft Surface pertence a uma nova categoria denominada pela Microsoft de computação de superfície e baseia-se em tecnologia já existente há anos.

 Microsoft Surface: mesa interativa sensível a múltiplos toques simultâneos (foto: divulgação)

Em nota à imprensa, a Microsoft diz que o Surface nada mais é que uma superfície sensível a múltiplos toques simultâneos que interagem com o usuário, provendo-lhe respostas a toques feitos com os dedos ou objetos.

Segundo a nota da Microsoft, o consumidor poderá começar a interagir com o Surface em hotéis, restaurantes e outros locais públicos a partir do fim deste ano.

A empresa diz também que a interface funciona sem o tradicional mouse ou teclado, permitindo que uma ou mais pessoas interajam com o conteúdo e a informação exibida na tela. O Surface é uma tela de 30 polegadas em forma de mesa que pequenos grupos de pessoas podem usar ao mesmo tempo.

“Com o Surface, estamos criando meios mais intuitivos de as pessoas interagirem com a tecnologia”, disse Steve Ballmer, CEO da Microsoft. “Vemos isso como uma categoria multibilionária e visualizamos uma época na qual as tecnologias de computação de superfície serão penetrantes, de tabletops e contadores ao espelho no corredor. O Surface é o primeiro passo na realização dessa visão”.

De acordo com a nota, o Surface dispõe também da habilidade de reconhecer objetos físicos contendo etiquetas de identificação similares a códigos de barra. Um exemplo de uso prático dessa capacidade pode ser imaginado quando o cliente de um restaurante coloca um copo de vinho sobre a mesa e esta “responde” mostrando informações sobre a bebida contida no copo, fotos da vinha onde as uvas foram colhidas e sugestões de pratos que combinam com aquele tipo de vinho. “Pode tornar-se uma experiência de imersão, permitindo ao usuário acessar informações da região onde a vinha foi cultivada e até exibir recomendações de hotéis e planejar uma viagem sem sair da mesa”.

A Microsoft diz pretender lançar o Surface com um conjunto de aplicações básicas, incluindo manipulação de fotos e música, dentre outras. O produto estará disponível através de acordo de distribuição e desenvolvimento com a IGT, multinacional especializada em design, desenvolvimento, fabricação, distribuição e venda de máquinas de jogos computadorizados e outros sistemas.

Mais informações nesta página do site da Microsoft.

Vídeo demonstrativo do Microsoft Surface, que inclui entrevista com o pesquisador Jeff Han, do Courant Institute of Mathematical Sciences da Universidade de Nova York, pode ser assistido nesta página do site da revista Popular Mechanics.

Technorati tags: , , , , ,

Deixe um comentário