Bill Gates e Steve Jobs em clima amistoso trocam elogios

Do G1, com informações da Agência EFE

Reprodução

Bill Gates e Steve Jobs se encontram em conferência nos EUA. (Foto: Reprodução/d5.allthingsd.com)

Esta quarta-feira (30) pode ser considerada histórica para os fãs de tecnologia, por conta do encontro entre os gigantes Steve Jobs e Bill Gates. Os dois empresários, que têm uma história de rivalidade há décadas, dividiram o mesmo palco durante o encontro D: All Things Digital, realizado pelo “The Wall Street Journal” em Carlsbad, na Califórnia (EUA).

Os gigantes da tecnologia deixaram para trás sua rivalidade e trocaram elogios. O melhor momento do debate foi quando um dos organizadores do evento, o colunista do jornal financeiro “The Wall Street Journal” Walt Mossberg, perguntou sobre os mal-entendidos na relação entre os dois. Mantivemos nosso casamento em segredo durante mais de uma década”, respondeu Jobs, provocando risos.

Os dois executivos mostraram enfoques muito diferentes desde o começo da indústria do computador pessoal. Jobs sempre se preocupou com o projeto único de seus produtos; Gates procurou estar em todas partes. No entanto os astros se esqueceram nesta noite de suas rivalidades e conversaram como velhos amigos sobre a revolução digital num bate-papo que, segundo os porta-vozes da conferência, não teve roteiros nem ensaios.

Contribuição

A discussão começou quando outra jornalista do “Wall Street Journal” Kara Swisher perguntou a cada executivo qual havia sido a principal contribuição do outro. “Bill construiu a primeira companhia de software na indústria. O modelo de negócio funcionou muito bem. Ele estava muito centrado em software antes que ninguém tivesse nem idéia de por onde ir”, lembrou Jobs.

Gates, por sua vez, elogiou a tenacidade de Jobs em sua idéia de que o computador podia se transformar num produto de massas e depois por apostar no Mac, apesar do fracasso inicial.

O encontro foi repleto de momentos de bom humor, como nos comentários sobre uma campanha publicitária da Apple que compara os computadores Mac com os PCs, representados por um homem aborrecido e insosso diante de outro jovial e divertido. O sujeito do PC é genial”, disse Jobs, vestido, como sempre, com calças jeans. Gates, cuja aparência mais arrumada lembra a do personagem insosso do anúncio, respondeu: “Sim, a mãe gosta muito dele”.

Os dois descartaram a tese de que o computador cada vez terá menos importância. Mas comentaram a explosão de artigos portáteis e as oportunidades no setor. Jobs lembrou que, no início, ele e Gates eram freqüentemente as duas pessoas mais jovens nas conferências. Ele agora tem 52 anos, mesma idade que o rival completará em outubro.

Lançamentos

Horas antes, a Microsoft mostrou pela primeira vez seu esperado e futurista computador plano Surface, um produto que tem forma de mesa e uma grande tela sensível ao toque, em lugar de mouse e teclado. Enquanto isso, a Apple anunciava que a “Apple TV” reproduzirá vídeos do site “YouTube”.

Gates e Jobs já haviam dividido o mesmo espaço outras vezes, mas esta é a primeira ocasião em que as duas figuras emblemáticas no desenvolvimento dos computadores pessoais se encontraram publicamente para uma discussão a respeito da indústria tecnológica. Apesar de ambos terem se evitado publicamente durante os últimos anos, os dois seguem influenciando um o trabalho do outro.

Segundo a revista “Forbes”, Bill Gates é o homem mais rico do mundo, com um patrimônio de US$ 56 bilhões. Já Steve Jobs é o número 132 da lista, com US$ 5,7 bilhões.

Technorati tags: , , , , , , , ,

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s