Bush propõe reunião para reduzir as conseqüências do efeito estufa

AnsaLatina

verdadeinconveniente

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, propôs hoje que 15 países do mundo todo, entre eles o Brasil, se reúnam antes do final do ano para estabelecer um “novo marco” no tocante às emissões de gases-estufa. A proposta é que o acordo a ser firmado nessa reunião suceda o protocolo de Kyoto, em 2012.

Os Estados Unidos, criticados no mundo todo por sua posição intransigente diante das mudanças climáticas, participará das negociações junto com as outras 14 nações indicadas como as principais emissoras dos gases que intensificam o Efeito Estufa. Além do Brasil e dos Estados Unidos, as reuniões convocarão os delegados dos demais países do G8 (as sete nações mais industrializadas mais a Rússia), México, Austrália, China, Índia, Coréia do Sul e África do Sul.

“Minha proposta é a seguinte: até o final do ano, Estados Unidos e outras nações vão estabelecer um objetivo a longo prazo para reduzir os gases-estufa”. “Para ajudar a desenvolver esse objetivo, os Estados Unidos convocarão uma série de reuniões dos países que produzem mais emissões, incluindo nações com economias que crescem muito rapidamente, como Índia e China”, acrescentou.

A proposta do presidente não está em sintonia com a posição que os Estados Unidos mantêm diante do protocolo de Kyoto, assinado em 1997 com o objetivo de reduzir as emissões em 5% entre 2008 e 2012. O país, que é responsável por um terço das emissões mundiais dos gases-estufa, assinou o acordo, mas nunca ratificou.

Technorati tags: , , , , , ,

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s