Meios de comunicação do interior querem apoio do Congresso

Agência Câmara

Jornais e emissoras de rádio e TV do interior do país querem o apoio do Congresso para fortalecer sua atividade. Nesta semana, foi lançada na Câmara a Frente Parlamentar pelo Fortalecimento da Mídia Regional, com 224 integrantes. O coordenador da Frente, deputado Cláudio Vignatti, do PT de Santa Catarina, destacou que a mídia regional movimenta a economia, gerando empregos. Além disso, dá espaço para temas desprezados pelas grandes empresas jornalísticas e chega a um público não atingido por grandes veículos de comunicação. Por isso, Vignatti defende que o governo federal descentralize as campanhas publicitárias, especialmente as educativas.

“Nós achamos que devemos criar um marco regulatório das campanhas publicitárias. Nós estamos propondo que 20% das campanhas institucionais no Brasil sejam feitas para a mídia regional brasileira, o que pode ser feito inclusive com as agências regionais, que custa muito mais barato isso para o Brasil, e que de fato leva o desenvolvimento, leva a formação e leva a comunicação em todos os cantos do Brasil.”

Com o mesmo argumento de que a mídia regional mostra o que as grandes empresas jornalísticas ignoram, o deputado Osmar Serraglio, do PMDB do Paraná e 1º Secretário da Câmara, lembrou que é preciso buscar mecanismos para democratizar a informação. Ele citou como exemplo o trabalho da rádio Câmara, que disponibiliza gratuitamente para mil emissoras parceiras reportagens e programas sobre atividades e assuntos muitas vezes ignorados pelas grandes redes de rádio.

“Fizemos o ajuste com a milésima emissora de rádio integrada ao sistema da Rádio Câmara. Estamos procurando ampliar esse elo na convicção de que oferecendo a maior transparência possível às nossas atividades, porque assim a sociedade reconhece como tem gente boa, trabalhadora, séria, digna, trabalhando nesta Casa. As exceções devem ser tratadas como exceções.”

A Frente Parlamentar para o Fortalecimento da Mídia Regional vai marcar um encontro com o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins para apresentar as reivindicações do setor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s