Brasileiros contra lei que dificulta obter cidadania

Do G1

Brasileiros que moram em Israel protestaram nesta sexta-feira (1º) contra a lei que cria dificuldades para que seus filhos obtenham cidadania brasileira. Entre essa sexta e o sábado haverá manifestações em várias cidades do mundo, como Lisboa, Londres e Tóquio. Segundo a organização Brasileirinhos Apátridas, o problema atingiria um total de 200 mil crianças.

Para obterem a nacionalidade brasileira, as crianças estão sujeitas a uma confirmação, quando fizerem 18 anos. O protesto foi uma festa familiar, brasileira, com abaixo-assinado e muitas histórias. Houve até jogo de futebol na porta da embaixada.
O embaixador do Brasil em Israel, Pedro Motta Coelho, recebeu os manifestantes, mas avisou que uma solução depende do Congresso Nacional, que analisa uma possível volta à lei antiga, em que a nacionalidade dependia somente do sangue. “Nós esperamos que ele possa ser resolvido tão pronto quanto possível pelo Congresso Nacional.”
“Estamos com a previsão de discutir e aprovar o relatório no dia 5 de junho para assegurarmos a esses mais de 200 mil brasileirinhos espalhados pelo mundo a nacionalidade brasileira”, diz a deputada Rita Camata (PMDB-ES).

Em Israel

Em uma casa em Israel, a dez mil quilômetros do Brasil, dois irmãos que usam a camisa canarinho e falam português com dificuldade são brasileiros. Só que a certidão do caçula traz uma ressalva: Uri está sujeito à confirmação. Ao completar 18 anos deve ir ao Brasil e iniciar um processo judicial.

Isso é o que estabelece uma emenda constitucional de 1994, válida para todos os filhos de brasileiros nascidos no exterior a partir dessa data. Helena Fragman, mãe de Uri, não se conforma: “Não vejo objetivo nenhum piorar a situação de brasileiros que querem ser brasileiros e querem manter as tradições, o amor à terra…”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s