McAffee divulga estudo sobre spam de imagem

Mariel Lobo de Souza para O Debate

McAfee_logo.gif

Especialistas da McAffee elaboraram um estudo chamado “Spam de imagem: o novo flagelo do e-mail” (do original “Image Spam: The New Email Scourge“, em inglês) explicando porque a detecção tem se tornado mais difícil por filtros anti-spam.

O spam de imagem é semelhante a qualquer outro e-mail de texto e consiste em um gráfico no formato .JPG ou .GIF com palavras incorporadas. Este recurso de propaganda não solicitada é cada vez mais usado para incitar os destinatários a ver pornografia, comprar produtos a preços convidativos, aproveitar oportunidades de negócio ou participar de esquemas de enriquecimento rápido.

Dessa forma, com o texto incluso na imagem, fica difícil a identificação do conteúdo e, obviamente, o bloqueio dessas mensagens por filtros de segurança. Segundo outras informações, depois de um significativo aumento de cerca de 50% no ano de 2006, as mensagens contendo spam de imagem têm até diminuído, indicando que estão sendo usados mais links para imagens em sites de hospedagem em vez da inclusão da imagem diretamente no e-mail. Mas ainda não é possível prever se essa ligeira queda vai perdurar até o final do ano.

O arquivo contendo o estudo mencionado acima, escrito por Nick Kelly, pode ser obtido clicando no endereço abaixo; no quadro existente, o link BR, na coluna à esquerda, permite baixar o documento no formato .PDF e em português.

http://www.mcafee.com/us/threat_center/white_paper.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s