Nagasaki recebe mais 1.139 nomes de mortos pela bomba atômica

Do Estadao.com.br

atomic2

Nagasaki irá acrescentar 1.139 nomes à lista de vítimas fatais da bomba atômica lançada pelos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, informou nesta segunda-feira, 4, a agência local Kyodo.

O reconhecimento das mais de mil novas vítimas da bomba atômica só ocorreu nos últimos dez meses. Passarão a integrar a lista da tragédia no dia 9 de agosto, aniversário do ataque americano. Atualmente figuram 140.144 nomes de vítimas da bomba atômica.

Na data das homenagens, os novos livros, com os nomes escritos à mão com caligrafia tradicional, serão entregues ao Centro Nacional da Paz de Nagasaki, uma instituição que lembra as vítimas da bomba atômica.

O lançamento das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki aconteceu em 6 e 9 de agosto de 1945 durante a Segunda Guerra Mundial. O evento foi determinante para os Estados Unidos e aliados firmarem sua supremacia na nova ordem internacional.

No Japão, a bomba vitimou mais de um milhão e oitocentas mil vítimas. O país teve 40% das cidades arrasadas e a economia totalmente destruída. O Japão foi desmilitarizado e ocupado pelos Estados Unidos. Em 1951, o Tratado de São Francisco devolveu a sua soberania.

Anúncios

Um comentário sobre “Nagasaki recebe mais 1.139 nomes de mortos pela bomba atômica

  1. é lamentaval,que Deus proteja as almas inocentes que morreram nessa catastrofe e puna aquelas que foram responsaveis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s