Remédios alternativos contra o câncer mostram-se promissores

AFP

Do ginseng às sementes de linho, pesquisadores comprovaram as múltiplas virtudes de suplementos alimentícios ancestrais contra o câncer, segundo estudos divulgados neste sábado como parte da reunião anual da Sociedade Clínica Americana de Oncologia (ASCO, nas siglas em inglês). No entanto, uma dieta pobre em gorduras animais não tem o poder de deter a doença.

Um estudo piloto também mostrou que altas doses de ginseng, uma pequena planta com as raízes  utilizadas tradicionalmente na medicina chinesa, ajudam a revigorar os enfermos, uma vez que a fadiga é um efeito secundário freqüente. “Recorrer a suplementos alimentares ou a remédios alternativos para tratar o câncer e seus efeitos é uma atitude freqüente, há tempos, mas foram realizados poucos estudos para sua avaliação científica”, explicou durante entrevista à imprensa o médico Bruce Cheson, chefe do serviço hematológico do centro de câncer da Universidade de Georgetown, em Washington.

A semente de linho é rica em ômega 3, igualmente presente no pescado, e atuaria sobre a produção de membranas celulares reduzindo sua proliferação, explica Wendy Demark-Wahnefried, da Universidade de Duke (Carolina do Norte, sudeste) e autora de um dos estudos sobre o assunto.Esta semente também contém um tipo de hormônio que neutraliza outros como a testosterona ou o estrógeno.

Uma segunda fase de um teste clínico, realizado com 161 pessoas com câncer de próstata demonstrou que os que ingeriam 30 gramas de sementes de linho por dia tiveram uma avanço mais lento dos tumores entre 30% e 40% em relação aos quais foi administrado um placebo.Em relação ao ginseng, cultivado há milhões de anos na Ásia, testes realizados com animais demonstraram suas virtudes energéticas, atribuídas a uma substância da planta similar aos esteróides.

Um estudo realizado durante dois meses com 282 pessoas com câncer demonstrou que um quarto dos que ingeriam de 1.000 a 2.000 miligramas de extratos de ginseng por dia declaravam sentir-se “melhor” a “muito melhor”.”Promissores, estes resultados devem ser confirmados por outros testes clínicos”, destacou a médica Debra Barton, cancerolgista da Mayo Clinic.

Anúncios

2 comentários sobre “Remédios alternativos contra o câncer mostram-se promissores

  1. Gostei dessa alternativa de cura ou tentativa dessa forma de amenizar a doença, mais onde e como posso conseguir essa semente e existe algumas outras informação…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s