"Um brasileiro chamado Brizola"

AgênciaRio

sitefotobrizola

Após passar por Porto Alegre (RS) e Campinas (SP), a exposição Um brasileiro chamado Brizola está no Rio de Janeiro. A mostra, que resgata os 60 anos de vida pública daquele que foi um dos mais influentes políticos brasileiros, foi inaugurada dia 29/05, no terceiro andar do Palácio Tiradentes.

Ela exibe 50 painéis com recortes de jornal, fotos e textos de Leonel Brizola, do antropólogo e político Darci Ribeiro e do organizador da exposição, o publicitário gaúcho Sérgio Gonzalez. “Fizemos uma opção pelo enfoque mais didático da vida de Brizola, priorizando o seu valor para a política nacional, em detrimento da política partidária. Levar essa mostra para o Rio de Janeiro tem um sabor especial por ser o estado onde Brizola se estabeleceu após o exílio e onde fortaleceu sua imagem mítica de estadista e orador de retórica inflamada”, explica Gonzalez, lembrando que Brizola foi o único político brasileiro a governar dois estados diferentes (Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, por duas vezes).

O líder do PDT na Alerj, deputado Paulo Ramos, destacou a importância de se manter viva a memória do fundador do partido, morto em junho de 2004. “Brizola é o mais expressivo representante de uma corrente política firmada na soberania nacional e na força trabalhista. A Alerj é uma casa plural e já contribui para a manutenção de nossa memória política através da exposição permanente que mantém. Agora, três anos após a morte de Brizola, teremos a oportunidade de celebrar esta personalidade que é tão importante para nós”.

A mostra tem o apoio também da Fundação Mário Soares, de Portugal, e o patrocínio da Eletrobrás, Caixa Econômica Federal e dos Correios. Após o Rio, ela seguirá para Salvador (BA) e São Luís (MA).

Exposição Um brasileiro chamado Brizola / de 29 de maio a 15 de junho / Palácio Tiradentes: Rua 1º de maio, s/nº, terceiro andar. Entrada gratuita.

Para saber mais a respeito deste grande brasileiro, veja o artigo “Um típico filho do povo” escrito por Darci Ribeiro (outro grande brasileiro) 

Technorati tags: , , , ,

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s