Dono da Virgin lança primeiro trem na Europa com biodiesel

Da Reuters

branson

O compromisso do bilionário britânico Richard Branson com o combate ao aquecimento global avançou nesta quinta-feira, com a primeira viagem de um trem de passageiros da Europa abastecido com biodiesel. O trajeto foi de Londres a Gales do Norte.

A companhia de Branson, a Virgin Trains, colocou um dos trens em um teste de seis meses, abastecido com uma mistura que inclui 20 por cento de biodiesel. O empresário diz que toda a frota pode, no futuro, ser abastecida com a mistura.

O biodiesel utilizado nas locomotivas será feito principalmente a partir de colza produzida no Reino Unidos, misturada com óleo de soja norte-americano e óleo de palma do Extremo Oriente.

O futuro primeiro-ministro britânico e atual ministro das Finanças, Gordon Brown, compareceu à partida do trem depois de ter facilitado o teste ao permitir uma cobrança diferenciada de impostos.

“Existe a possibilidade de chegarmos a 100 por cento de biodiesel se os motores forem modificados”, afirmou Branson em uma entrevista.

Branson comprometeu-se a gastar todo o lucro das companhias ferroviária e aérea que controla com iniciativas contra o aquecimento global. Ele planeja em 2008 realizar um vôo experimental com um avião de passageiros utilizando biodiesel.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s