Uma breve história do Pátria Basca e Liberdade

Do GloboOnLine

2992006032218200115Eta1

O grupo Pátria Basca e Liberdade (ETA) foi criado em 1959 como uma dissidência do partido nacionalista basco. Entre 1959 e 1976, foi considerado um dos principais movimentos contra a ditadura de Francisco Franco. Com a morte dele, no entanto, o grupo continuou seus atentados, mesmo na democracia. Em 1978, o grupo criou um braço político, o Batasuna. Em 2000, o partido recebeu 200 mil votos. Porém, por determinação do juiz Baltasar Garzón, o Batasuna foi ilegalizado em 2003 por suas ligações com o terrorismo do ETA, que continua ativo.

A organização é um grupo terrorista, de ideologia independentista marxista-leninista e revolucionária, que pratica a luta armada como meio para conseguir a independência dos estados francês e espanhol (Euskal Herria).

É classificado como um grupo terrorista pelos governos da Espanha, França, pela União Européia, pelo governo dos Estados Unidos e pela Anistia Internacional.

Ao longo de seus primeiros anos, durante a ditadura franquista, o ETA contou com o apoio significativo da população por ser considerada uma organização de anti-regime, mas foi perdendo apoio público após o processo de democratização em 1977.

Após anos de conflitos, o grupo declarou um cessar-fogo, no dia 22 de março de 2006, que foi rompido em 30 de dezembro de 2006. A organização assumiu a explosão de um carro-bomba no Terminal 4 do aeroporto de Barajas, em Madrid. O atentado provocou o desmoronamento de três dos quatro andares do prédio (o mais novo terminal do aeroporto), deixando 19 pessoas feridas e causando a morte de dois equatorianos.

Diferentemente do que já ocorreu no passado, o ETA, desta vez, não anunciou previamente o fim do cessar-fogo. O atentado provocou a suspensão do tráfego aéreo num dos dias mais movimentados do ano nos aeroportos europeus.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s