Dicas para o plantio de árvores

Aproveitando o embalo da Semana Mundial do Meio Ambiente, ofereço estas indicações extraídas do site da UNEP.org (Programa da Nações Unidas para o Meio Ambiente)

DSC01445

O tempo ideal para plantar uma árvore é durante a temporada de chuvas, nos trópicos e sub-trópicos, ou nas temporadas estagnadas, nas zonas temperadas, depois do caimento das folhas ou antes do floscescimento. Árvores que foram bem cuidadas no viveiro pode ser plantada durante a estação de crescimento. Cuidado próprio durante o plantio é essencial para garantir um crescimento saudável. Preparação própria do terreno antes e durante o plantio, acompanhado com cuidados frequentes, permite o rápido estabelecimento de raízes pelas mudas nas novas localidades e superar o que é sabido como transplante de choque, um fenômeno que pode atrasar o crescimento e reduzir o vigor da árvore.

Sementes podem ser plantadas em  viveiros de plantas ou em um container de mudas (de preferência biodegradáveis) preparados com uma mistura de areia, adubo composto e solo. As plantas precisarão de água antes e depois de germinar. Regue as plantas com menor freqüência conforme a mudas crescem. Deixe as mudas na sombra e reduza a sombra conforme elas crescem. Caso decida plantar sementes, colete-as de uma área que tenha condições climáticas similares a área em que as árvores seram plantadas. Colete as sementes de árvores saudáveis.

Como plantar uma árvore

1. Cave um buraco com pelo menos o dobro da largura da raiz para que ela possa crescer. Tire a árvore do coitainer em que se encontra, com cuidado corte as raízes quebradas e devagar tire a planta do saco ou vaso em que se encontra.

2. Coloque a árvore no buraco em que será plantada. Levante sempre a árvore pela raiz e nunca pelo tronco. Espalhe as pontas da raiz para fora. Evite plantar a árvore muito fundo. Tenha certeza de que a linha do solo da árvore nova esteja mais alta que a superfície do buraco que a envolve.

3. Jogue um pouco de terra no buraco da planta. Cheque a profundidade e ajuste se necessário. Confirme que a planta está reta. Encha o buraco suavemente mas com firmeza. Dê tapinhas no solo envolta da base da raiz.

4. Não é recomendado usar fertilizante na hora do plantio. Regue a nova planta minuciosamente com um regador não muito forte para assentar o solo. Não estaque a árvore. Quanto mais rápido ela puder se manter sozinha, mais rápido se tornará forte.

5. Forneça cuidados prévios. Proteja a árvore de pestes e doenças removendo plantas próximas que possam afetá-la. Remova ervas daninhas uma vez que estas competirão com com a raiz por ar e nutrientes. Proteja a árvore para que ela não seja destruída por animais.

6. Se possível, plante as árvores de forma que elas não estejam em competição por ar e nutrientes do solo e que o crescimento dos galhos seja encorajado. Cuidado com situações de seca, forneça água se necessário, especialmente durante os primeiros meses. Cuidado com o amarelamento da folhas. Mantenha sempre boa circulação de ar cortando galhos para que cresçam melhor e para evitar pestes e doenças.

Entre em contato com um arboricultor ou com uma organização não governamental próxima para receber conselhos de como cuidar de sua árvore.
Para mais informações consulte os websites abaixo:

http://www.greenbeltmovement.org
http://www.worldagroforestrycentre.org

Anúncios

2 comentários sobre “Dicas para o plantio de árvores

  1. eu amei este site vcs tambem podem colocar desenhos para imprecoes preto e branco?beijos sssssssssssssssssssssssssssssssssssssss pririquita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s