Argentina insiste na posse das Ilhas Malvinas

Da Agência EFE

falkland_islands

 

BUENOS AIRES – O governo argentino considerou neste sábado, 9, “incompreensível a recusa” do Reino Unido “em retomar as negociações” para resolver as diferenças sobre a soberania das Ilhas Malvinas.

O texto foi divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores por ocasião do “Dia da Afirmação dos Direitos Argentinos sobre as Malvinas, Ilhas e Setor Antártico”, que será comemorado no domingo, 10.

Em comunicado a chancelaria insistiu que “a Argentina reitera sua exigência de soberania sobre as ilhas. Ao mesmo tempo, reafirma a permanente disposição em retomar as negociações visando resolver, o mais breve possível e de maneira justa e definitiva, a disputa de soberania ainda pendente”.

De acordo com o comunicado, as forças britânicas ocuparam as ilhas em 3 de janeiro de 1833, expulsando a população e autoridades argentinas ali estabelecidas, e substituindo-as por outras de origem britânica.

Desde então, o país sul-americano reivindica a soberania das Malvinas. Em 1982 o arquipélago foi disputado militarmente em uma guerra entre as duas nações. Foram mortos 649 argentinos e 255 britânicos em nove semanas. O conflito levou ao rompimento das relações diplomáticas, restabelecidas em 1990.

Segundo o comunicado alusivo ao “Dia da Afirmação dos Direitos Argentinos sobre as Malvinas, Ilhas e Setor Antártico”, é permanente e irrenunciável a determinação do povo e o governo argentinos em recuperar pela via pacífica das negociações diplomáticas o exercício pleno da soberania sobre as ilhas.

A exigência argentina foi tradicionalmente apoiada pelos países da região, além da Assembléia Geral da ONU e da Assembléia Geral da OEA, assinala o governo de Néstor Kirchner.

Para saber mais: Guerra das Malvinas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s