Microsoft faz acordo com LG sobre Linux

Felipe Zmogisnki, do Plantão INFO

 

 

lg-ke850-if

A Microsoft fez um acordo com a LG para colaborar em sistemas operacionais para celulares.

O acordo envolve o desenvolvimento de soluções de interoperabilidade entre os sistemas operacionais e aplicativos para celulares em Linux e o Windows Mobile, além dos programas da Microsoft para smartphones.

Na prática, o acordo permitirá que a LG exiba celulares, no futuro, que contem com soluções em Windows Mobile e Linux. No acordo, a Microsoft paga um valor à LG para usar as tecnologias em Linux desenvolvidas pela empresa coreana em seus produtos para celulares. Do mesmo modo, a LG pagará licença para implementar soluções da Microsoft em seus produtos Linux.

A Microsoft já havia anunciado acordos de interoperabilidades antes com a Novell e, recentemente, com a distribuidora Debian Xandros. Os acordos têm gerado forte polêmica dentro das comunidades de software livre.

Uma das idéias na Free Software Foundation é proibir que distribuidores Linux que fazem estes tipos de acordo se beneficiem de inovações da comunidade. A idéia está em discussão na elaboração da nova licença para software livre, a GPLv3.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s