Uma porta de entrada para os espiões da NSA no Windows Vista e outras questões relacionadas…

Por Clavis Prophetarum do Quintus

Vista-logo-magnified

 

Rumor que corre a Internet já há algum tempo, a Microsoft teria admitido a existência de um backdoor no Windows XP que permitia à multinacional de Redmond a gestão dos seus direitos digitais (DRM)… E antes corria o rumor de que haveria um total de 16 backdoors secretos que permitiriam à empresa monitorizar o uso das máquinas e enviar esta informação de forma selectiva para a NSA americana… (ver AQUI)

É certo que existe no Windows 95, 98, NT4 e no 2000 uma key designada por “NSA”. Confrontada com a possibilidade de a empresa ter deixado no sistema uma backdoor para a agência de informações americana a multinacional negou vigorosamente essa possibilidade. Alguns peritos (ver AQUI), concordam com o desmentido, afirmando que a chave está no XP apenas para tornar o Windows compatível com as normas de exportação do “U.S. Commerce Department” e da própria NSA. Nesta visão, as chaves da NSA seriam apenas usadas para confirmar as assinaturas digitais pela PKI API do Windows e para verificar se eram compatíveis com as leis de exportação dos EUA.

Agora, com o Vista, os rumores regressam… No começo de janeiro de 2007 correram rumores de que a NSA (National Security Agency) dos EUA tinha colaborado com a Microsoft no desenvolvimento das funcionalidades de segurança do XP, presume-se que na área do EFS e do IPSec (encriptação de comunicações e de ficheiros) e estes rumores confirmaram-se em finais de janeiro com o reconhecimento por parte da Microsoft dessa colaboração. Segundo a Microsoft, uma equipa de criptologistas da NSA teria sido enviada para a sede da empresa para rever as características de segurança do Vista.

A obsessão com o controle de informações e as repetidas violações das liberdades individuais patrocinadas e ordenadas pelo atual govêrno americano tornam a tese da penetração da NSA no Windows Vista bem plausível… Os rumores sobre uma backdoor da NSA no Vista tornam-se assim novamente atuais e a Microsoft, torna a dar a mesma resposta negativa que dava em 1999…

Mas se nos EUA existem dúvidas quanto à participação e finalidade da colaboração entre a NSA e a Microsoft na segurança do Windows Vista, no Reino Unido, o “Home Office” confirmou estar em conversações com a Microsoft para obter uma backdoor que lhe permitisse aceder aos ficheiros encriptados no Windows Vista…

O Vista usa um novo sistema de encriptação de ficheiros conhecido como “BitLocker Drive Encryption” que depende de um processador com o nome de “TPM” na placa-mãe do PC. Concebido para imprimir um alto nível de segurança, mas também para impedir o download de filmes e músicas não licenciados, o BitLocker vai também encriptar o conteúdo de um disco rígido totalmente e de forma eficiente. Uma solução seria conceder às autoridades uma backdoor, e entregar a estas essa palavra-chave (equivalente ao conceito de Recovery Agent no XP). Em declarações públicas recentes, responsáveis pela Microsoft afirmaram que:

“At the same time, we are working with law enforcement to help them understand its security features and will continue to partner with governments, law enforcement and industry to help make the internet a safer place to learn and communicate.”

Ou seja… Será que afinal as primeiras suspeitas do envolvimento da NSA eram verdadeiras? Pode a Microsoft resistir à pressão da Casa Branca e dos governos de todo o mundo de forma a não lhes entregar uma forma destas quebrarem o forte sistema de encriptação do Vista? É claro que esta questão é particularmente importante e sensível e… Polêmica!… É certo que pedófilos, terroristas e criminosos não devem ter uma forma fácil de iludirem a polícia e as investigações que sobre si recaiam, mas passar deste ponto ao ponto em que qualquer governo – eleito ou imposto – ou que qualquer responsável por uma qualquer turva e incerta agência de informações no mundo pode aceder aos dados no meu computador… Vai um grande passo! Especialmente, porque os criminosos já têm ao seu dispôr mecanismos de encriptação comerciais (ver AQUI) e até o próprio EFS, presente em todos os Windows XP… A medida (já tomada ou não) de abrir portas para todos os Windows Vista iria apenas permitir o acesso aos espiões e polícias de todo o mundo aos computadores de todos os utilizadores… Mesmo aos das ditaduras e aos governos corruptos e imorais que se multiplicam neste planeta.

E note-se que de passagem, como a Microsoft aproveitou o Vista para dificultar a vida daqueles que usam música e video não licenciados com este mesmo mecanismo “BitLocker”…

Fontes:

http://www.windowsitpro.com/articles/print.cfm?articleid=94837

http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/politics/4713018.stm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s