Jornalista chinês processa Yahoo por ter dado informações que o levaram à prisão

Angola Press

Um jornalista chinês preso sob a acusação de revelar segredos de Estado juntou-se a um processo nos EUA contra a Yahoo, por ter fornecido informações a Pequim que levaram à sua prisão, revelou hoje a mãe.

Shi Tao, que foi condenado em 2005 a 10 anos de prisão, pretende agora ser indenizado pela empresa de Internet, sedeada em Sunnyvale, na Califórnia, porque a Yahoo Hong Kong e a Yahoo China teriam fornecido informações às autoridades chinesas que levaram à prisão do jornalista.

Shi, antigo redator da publicação financeira Contemporary Business News, foi preso sob a acusação de ter fornecido segredos de Estado a estrangeiros.

A condenação baseou-se num e-mail que Shi teria enviado e que continha os seus comentários a uma circular governamental de restrições à midia.

A Yahoo reconhece ter fornecido os dados ao Governo chinês, sob a alegação de que os seus funcionários sofreriam sanções civis e criminais se ignorassem as leis locais, negando, no entanto, que a Yahoo Hong Kong estivesse envolvida.

O processo judicial de Shi, apresentado a 29 de Maio no tribunal de Washington, integra-se num outro, anterior, requerido pela seção dos EUA da Organização Mundial para os Direitos Humanos, contra a Yahoo Inc., a sua subsidiária em Hong Kong e a Alibaba.com Inc., uma associada da Yahoo que gere a Yahoo China, com base em leis federais contra as violações do direito internacional.

A mãe de Shi, Gao Qingsheg, insistiu no domingo que o seu filho é inocente e que a família o apoiará nas ações legais.

“Estou certa de que o meu filho está inocente. Lutaremos até ao fim. Processamos a Yahoo (…) não por causa de Shi Tao, mas para evitar que mais pessoas inocentes sejam perseguidas no futuro”, disse Gao numa conferência de imprensa em Hong Kong.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s