"As Malvinas" são território argentino, diz Kirchner a Londres

Ansalatina

nestor_kirchner_no_existe_Nestor1

O presidente argentino, Néstor Kirchner, afirmou hoje que a Grã-Bretanha “pode ter ganho uma batalha”, mas “nunca poderá tirar a razão e a justiça de que as Ilhas Malvinas são argentinas”. Kirchner respondia a manifestações de triunfo que aconteceram em Londres nesta quinta-feira, durante a comemoração do 25° aniversário de rendição das tropas argentinas nas Ilhas Malvinas, no conflito no sul do Atlântico que os dois países mantiveram em 1982.

O presidente argentino enfatizou que “foi uma vitória colonial, realmente inaceitável ante os olhos do mundo”, em resposta às afirmações da ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher nos festejos do “Dia da Libertação” em Londres. A ex-dama de ferro, que liderava o governo britânico durante o conflito com a Argentina, afirmou que a guerra foi uma “luta nacional magnífica”.

Por outro lado, Kirchner destacou que durante a guerra “foram feridos crianças e oficiais argentinos, que lutaram por nossa soberania”.
Thatcher disse que “toda a nação celebrou o triunfo e deveríamos continuar celebrando sempre”, em uma mensagem de rádio que enviou aos habitantes das Malvinas pelo aniversário de 25 anos da derrota argentina.

Kirchner afirmou “à senhora Thatcher”, durante um ato público, que “você pode ter ganho uma batalha porque pertence a uma potência poderosa, mas nunca poderá ganhar a razão e a justiça de que as Malvinas são argentinas e que pela paz voltarão a ser argentinas”.

Kirchner prestou homenagens “em nome de todos os argentinos” à “vida, luta e coragem dos moradores das Malvinas que lutaram pela soberania argentina até o último minuto e até o último segundo”.

Anúncios

3 comentários sobre “"As Malvinas" são território argentino, diz Kirchner a Londres

  1. O Presidente Argentinho esta coberto de razão em não aceitar um comentario prepotente como este feito pela Margaret Thatcher e colocou muito bem as palavras.. Nós Brasileiros deveriamos ter um pouquinho do briu argentino ao inves de aceitar a nossa exploração desde o “descobrimento”.

    Parabens Presidente..

  2. Eles perderam a guerra, os habitantes das ilhas sao de decendencia inglesa, como pode esse presidente achar as ilhas parte de seu territorio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s