Morre Kurt Waldheim, ex-presidente austríaco

Do CinformOnline

ansprache_waldheim 

O ex-presidente austríaco e ex-secretário-geral da ONU – Organização das Nações Unidas – Kurt Waldheim, que dirigiu a entidade entre 1972 e 1981, morreu em Viena aos 88 anos. Waldheim, que foi presidente entre 1986 e 1992, morreu em casa, nesta quinta-feira, cercado por familiares, após ter saído do Hospital de Viena, onde esteve internado na UTI – Unidade de Terapia Intensiva – durante alguns dias devido a infecção com febre, segundo a agência APA.

O presidente austríaco, Heinz Fischer, ordenou baixar as bandeiras a meio mastro nos edifícios oficiais em sinal de luto, e expressou seus “profundos pêsames” à mulher de Waldheim, Elisabeth, comunicou a Presidência em Viena. O ex-secretário-geral da ONU esteve no centro de uma polêmica internacional em meados dos anos 80, quando, durante sua campanha para a Presidência da Áustria, seu passado nazista durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) veio à tona.

O Congresso Mundial Judeu e o Partido Social-Democrata da Áustria o acusaram de ter participado, ou ao menos ter tido conhecimento, de crimes cometidos por sua unidade militar alemã contra judeus e ciganos nos Bálcãs. Apesar das acusações, Waldheim venceu as eleições presidenciais com 54% dos votos e liderou a Áustria entre 1986 e 1992. No entanto, seu mandato foi cumprido em meio a um isolamento diplomático internacional, e ele foi declarado “persona non grata” pelos Estados Unidos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s