Porto de águas profundas em São Tomé poderá finalmente emergir

Jornal de São Tomé

s%20tome%20ilha

São Tomé e Príncipe poderá vir a assinar um acordo com a terceira maior empresa transportadora mundial de contêineres para construção de porto em águas profundas.

Representantes da empresa francesa Terminal Link estiveram no país negociando o financiamento para construção do projeto do porto.

A assinatura prevista do acordo poderá vir liberar o início das obras de construção do primeiro porto em águas profundas do país.

Durante os dois dias de permanência no país foi estabelecido um memorando de entendimento entre as partes que determina a elaboração de estudos complementares para a viabilização da construção do porto na zona de Fernão Dias.

Segundo Tony Aguiar, diretor do Gabinete de Implementação do Porto em Águas Profundas e Aeroporto, até o final do ano asobras serão iniciadas.

Ainda serão realizados os “estudos necessários para que a empresa verifique as condições técnicas no local e efetuar alguns levantamentos” afirmou Tony Aguiar que aponta para um prazo de menor que quatro meses para obterem as conclusões sobre a possibilidade de se construir o porto, custos inerentes e as condições de uma construção com estas características.

O mesmo responsável afirmou também que o Governo mostrou-se satisfeito com o andamento das negociações especialmente por estas terem sido com uma das mais importantes empresas no setor de “shipping” e transporte de contêineres, e sublinhou que nas negociações com a empresa constatou que existem muitos pontos convergentes em relação às expectativas da empresa e do Governo.

Para Tony Aguiar “tudo indica, a menos que haja grandes problemas relativamente aos aspectos técnicos que ainda faltam ser avaliados” que será possível “avançar rapidamente no sentido de chegar um acordo para construção do porto”.

As obras para construção do porto em águas profundas, segundo o estudo viabilidade técnica e financeira realizado pelo Governo, estão avaliadas em cerca de 400 milhões de dólares, além da eventual construção de um imóvel para Terminal Link, caso o acordo com o Executivo seja estabelecido definitivamente.

Segundo as projeções o porto de águas profundas vai produzir um impacto substancial na economia nacional. Porque vai reduzir substancialmente os custos de importação e exportação para São Tomé e Príncipe, abrir novos mercados de comercialização para o país, tornar competitiva as exportações de STP e por outro lado a atividade portuária em si gera uma serie de negócios e outras oportunidades de comércio. Tony Aguiar considera também que o novo porto vai criar muitos empregos bem remunerados e que irá ajudar a aliviar a situação de desemprego que o país tem neste momento.

Anúncios

2 comentários sobre “Porto de águas profundas em São Tomé poderá finalmente emergir

  1. Tendo em conta as obras do porto de Kribi( Camarões) e considerando as intenções e avanços de Cabo – Verde no sentido de construir uma obra semelhante e porventura mais congregado, proponho e deixo as seguintes observações:
    Que se crie urgentemente uma plataforma digital mais confidencial para trocas de opiniões construtivas para concretização do nosso projecto de porto de águas profundas;
    É preciso dotar o nosso projecto de mais valias adicionais, para que tenha capacidade de resposta aos variados interesses dos futuros clientes ou seja ser capaz de fornecer um serviço global avaliado pelos clientes como sendo de muito boa qualidade e de baixo custo (sem se esquecer que cada dimensão pode exigir o estudo devido e pormenorizado da matriz base lhe é geradora);
    Porventura, nas variáveis de decisão das dimensões mais importantes para os clientes (ex: possibilidades de abastecer os navios com produtos x ou y), nos seja possível associá-las a coeficientes de ponderação bastante favorável aos clientes, e deste modo, estaríamos a pensar na recompensa do ganho global, pelo somatório das pequenas parcelas de contribuições;
    Tudo isto e muito mais, deixaria -nos em condições de competitividade bastante apelativa e opção bastante agradável para os clientes, e aumentaria o índice de confiança dos investidores, tendo em conta a probabilidade do sucesso.
    Com relação a investidores, tenho algumas ideias mas, poderá servir a concorrência expondo-as (ideias) neste espaço.
    Peço também a todos os Santomenses para que contribuam positivamente a medida de cada tema que esteja em discussão.

    As minhas felicitações e agradecimentos ao engenheiro Tony Aguiar, pelo seu trabalho em torno deste projecto. Além de ser adepto deste projecto (que conta com um artigo meu -Porto de águas profundas (S. Tomé e Príncipe) no wikpédia) as minhas felicitações ao Tony Aguiar, vai no sentido de reconhecimento do seu esforço por bem da nação santomense.

  2. Olá, eu sou a Emília , uma menina que nasceu em Portugal mas a minha família é de São Tomé e eu sou de Portugual mas quero ser santomense. Por isso gostei muito deste site.

    BEIJINHOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s