O plebiscito de Sarkozy

Do Jornal Avante!/pt

A direita francesa no poder obteve mais uma expressiva vitória no domingo, 10, ao dominar o primeiro turno das legislativas, sufrágio que, convocado obrigatoriamente a seguir às presidenciais, se transformou num plebiscito do presidente recém-eleito.

Dos 577 lugares de deputados em disputa, 110 foram já preenchidos, dos quais 98 por candidatos do partido de Nicolas Sarkozy (União para um Movimento Popular – UMP). No primeiro turno, apenas um candidato da área da esquerda (socialista) obteve mais de 50 por cento dos votos garantindo a sua eleição.

Em percentuais, a UMP obteve 39,63 por cento dos votos, seguindo-se o Partido Socialista (PS) com 24,75 por cento, e em terceiro lugar o Movimento Democrata, de François Bayrou, com 7,61 por cento.

A Frente Nacional, de Jean-Marie Le Pen, sofreu uma acentuada erosão eleitoral, registando apenas 4,38 %, o que constitui o pior resultado da extrema-direita nas últimas três décadas. Em quinto lugar surge o Partido Comunista Francês, com 4,21%, seguindo-se os Verdes com 3,41%.

As eleições de domingo ficaram marcadas por uma abstenção recorde, que se situou em 39,46 %, contrastando com a participação histórica na votação presidencial, realizada em Abril/Maio, que rondou os 84% de votantes.

A segunda votação das legislativas francesas será no próximo domingo, 17, para a qual os partidos de esquerda já apelaram a “uma desistência republicana”, de modo a concentrar votos no candidato de esquerda melhor colocado, independentemente da sua origem partidária, para derrotar o adversário da direita e garantir a maior representação possível no futuro parlamento.

Contudo, as projeções atribuem uma esmagadora maioria de deputados na bancada da direita (entre 360 a 420), enquanto os socialistas poderão eleger entre 120 a 170 deputados.

O Partido Comunista Francês deverá manter a votação obtida em 2002 (4,82%), resultado que na altura lhe permitiu constituir um grupo parlamentar com 21 deputados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s