Navegador da Apple, chega carregado de problemas

Do Último Segundo

O programa dá pau, não funciona direito e expõe o seu computador a riscos de segurança. Normalmente, esse tipo de comentário está associado a produtos da Microsoft.

Mas, desta vez, é a Apple que está em apuros. E são muitos: de tanta encrenca, o novo Safari já pode ser considerado o pior lançamento da história da empresa.

Após baixar – http://www.apple.com/safari – e instalar o programa, grande parte dos usuários está se deparando com falhas graves. Em alguns casos, o Safari detona a formatação das páginas da web. Ou demora dois minutos para abrir, se recusa a aceitar configurações, apaga os próprios menus, deleta palavras negritadas… Um problema mais bizarro que o outro. Está tudo documentado, pelos usuários, no site da própria Apple (discussions.apple.com/forum.jspa?forumID=1188). Até aí, vá lá.

O Safari 3.0 é um software “beta”, ainda em desenvolvimento. Mas, menos de 24 horas depois do lançamento, surgiu a primeira falha de segurança no navegador. Após duas horas mexendo no programa, um pesquisador já achou um defeito gravíssimo. O Safari é vulnerável a sites “minados”, ou seja, hackers podem criar páginas com códigos maliciosos, prejudiciais ao seu PC. Quando você, sem querer, acessa um deles, uma espécie de vírus explode automaticamente no computador (tinyurl.com/27nunt). Culpa do Safari.

O Firefox e o Explorer têm problemas similares. Mas, como a Apple sempre debochou da (in)segurança dos softwares concorrentes, pegou mal. A empresa atualizou o browser para a versão 3.01, supostamente consertada.

Aí, pesquisadores apontaram outros problemas. Curiosamente, a maioria deles só afeta o Safari para Windows – se o navegador estiver rodando num Mac, não há problema.

Tanto a Microsoft quanto a Fundação Mozilla (que desenvolve o Firefox) não demonstram preocupação com o rival. Os donos do Firefox se dizem animados com “a volta do interesse pelos navegadores”, e a Microsoft festejou mais uma opção para “as centenas de milhões de usuários do Windows”. Ao menos por enquanto, o Safari não assustou ninguém.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s