Achados restos mortais da 1ª pessoa morta com arma na América

Veja OnLine

53040

Cientistas peruanos encontraram os restos mortais mais antigos de uma vítima de arma de fogo no continente americano. A pesquisa, divulgada nesta quarta-feira, revelou um crânio com um buraco de bala – e fragmentos de metal – num cemitério antigo num subúrbio da capital peruana, Lima. Outros 72 corpos estavam enterrados no local.

O estudo arqueológico indica que os corpos são de integrantes da civilização inca mortos pelos conquistadores espanhóis há 500 anos. “Talvez outros incas já tivessem sido mortos a tiros pelos europeus antes dele, mas esse é o nosso exemplo mais antigo até agora”, disse o cientista Guillermo Cock, que comandou as escavações.

Em entrevista ao jornal Washington Post, Cock revela que não esperava encontrar uma vítima de arma de fogo no cemitério improvisado. “Mas daí vimos o crânio e o furo redondo e concluímos que havia gente atirando aqui naquela época”, contou. Todas as outras possibilidades – como ferimento com lança ou pedra – foram descartadas.

“Achávamos que haveria uma chance em um milhão de encontrar qualquer traço de metal num crânio tão antigo, mas valia a pena tentar”, contou Al Harper, do instituto de medicina legal dos EUA que examinou os ossos. Para surpresa do especialista, havia vestígios da bala – o uso de um moderno equipamento possibilitou a descoberta.

O crânio da primeira vítima de arma de fogo das Américas seria de um dos nativos mortos no cerco de Lima, em 1536. Os corpos foram enterrados às pressas e sem os cuidados tradicionais dos incas, o que mostra que o trabalho foi feito pelos conquistadores. “Alguns deles tinham sinais de violência terrível”, conta o pesquisador Cock.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s